PUBLICIDADE

Dia do Médico e o vestibular de Medicina

Hoje é o Dia do Médico. O primeiro passo para ser profissional da área é passar no vestibular de Medicina. Professor e médico dá dicas para ser aprovado.

18 out 2023 - 00h31
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje, 18 de outubro, é o Dia do Médico. A data celebra os profissionais da saúde considerados essenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades humanas.

A Medicina é considerada uma carreira clássica e tradicional e tem reconhecimento da sociedade por ter como foco cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Os médicos costumam estar entre os profissionais com os maiores salários do mercado.

Veja abaixo alguns números do curso de Medicina no Brasil, segundo o ProvMed 2030, estudo realizado pelo Ministério da Educação, divulgado em novembro de 2020:

  • 357 faculdades de Medicina

  • 236 faculades privadas

  • 121 faculdades públicas

  • 37.823 vagas de graduação

Vestibular de Medicina

O primeiro passo para se tornar um profissional da área é passar no vestibular do curso de Medicina. Mas, o estudante que deseja estudar essa carreira precisa se preparar; afinal, Medicina é sempre a mais concorrida em vestibulares e programas de acesso ao ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os vestibulares do curso de Medicina possuem as maiores notas de corte e as maiores relações de candidatos/vaga. Na última edição do vestibular da Fuvest, as três carreiras mais concorridas foram de Medicina. A mais disputada foi Medicina na USP Campus São Paulo, que teve 118 candidatos por vaga.

E, na última edição do SiSU,  por exemplo, a média necessária para conquistar a tão sonhada aprovação nessa carreira ficou entre 767,83 e 825,85 pontos. 

Como passar no vestibular de Medicina?

Médico e professor Edelvan Gabana/
Médico e professor Edelvan Gabana/
Foto: divulgação / Brasil Escola

Para passar no vestibular de Medicina, os candidatos devem dar a devida importância para todos os conteúdos cobrados nas provas. Essa é a opinião de Edelvan Gabana, médico ortopedista, cirurgião de coluna, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Colégio Etapa de São Paulo.

"Além de estudar profundamente os conteúdos a serem cobrados, é fundamental que o candidato conheça em detalhe cada um dos vestibulares que irá prestar", sugere o profissional. A dica é verificar as seguintes informações:

  • Como será a prova do vestibular de Medicina (duração, número de questões, organização da prova, locais de prova, entre outros);

  • Quais os critérios de avaliação do vestibular;

  • Possíveis dicas de quem já prestou aquele vestibular;

  • Conhecer a faculdade que sonha em cursar para se manter motivado;

Segundo o médico e professor, os estudantes que desejam ingressar em um curso de Medicina devem sempre buscar a pontuação máxima, visto que as notas de corte para essa carreira estão cada vez mais altas e qualquer detalhe pode fazer a diferença. Sendo assim, os vestibulandos não devem menosprezar nenhum conteúdo.

"Os vestibulares de Medicina são bastante exigentes e concorridos. Mas é importante ter em mente que, todos os anos, diversos estudantes são aprovados. São pessoas normais, que batalharam para atingirem suas metas. Com foco, dedicação e disciplina é possível conseguir a tão sonhada aprovação em Medicina"

Edelvan Gabana

Rotina de estudos intensa

Rafaela Rayane Aguiar, 22 anos, aluna do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas (SP), tem uma rotina intensa com cerca de 12 horas de estudos diárias. Ela pensa em estudar Medicina desde quando era aluna do Ensino Fundamental.

"Apaixonei-me pela área da saúde que cuida das mulheres e, quando entrei no Ensino Médio, se tornou um sonho entrar na Unicamp e me tornar Ginecologista", confessa.

Rafaela vê essa oportunidade como uma chance de ajudar as mulheres que sofrem com maus-tratos médicos. A estudante quer ser diferente: "As minhas futuras pacientes poderão confiar em mim e no meu trabalho", sonha.

Curso de Medicina

A faculdade de Medicina tem duração de seis anos e o turno é integral. Os alunos têm aulas de disciplinas teóricas e práticas. Geralmente, as instituições de ensino têm parcerias com hospitais e clínicas, oferecendo aos estudantes a possibilidade de desenvolverem atividades práticas.

Entre as características do futuro médico estão postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Também é importante que o aluno tenha habilidade de comunicação e de empatia para estabelecer uma relação médico-paciente satisfatória.

Nos primeiros anos, os estudantes do curso de Medicina têm aulas de disciplinas mais gerais, tais como: Ações de saúde pública, Ética médica, Anatomia e Neurociências clínicas.

Nos últimos anos do curso, os alunos veem disciplinas mais ligadas à prática da profissão e aos ramos da Medicina, tais como: Clínica Médica, eurologia, Cardiologia, Psiquiatria e Reumatologia.

Para vivenciar o dia a dia da profissão de médico, é comum que os estudantes também participem de plantões em hospitais ou em clínicas.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade