Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tratado de Tordesilhas: o acordo que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha

Documento, assinado em 1494, delimitou as áreas de influência entre as nações ibéricas, especialmente no continente americano

6 ago 2025 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha sob mediação papal, dividiu áreas de influência no mundo, impactando o Brasil e sendo posteriormente substituído pelo Tratado de Madri em 1750.
Mapa do Tratado de Tordesilhas
Mapa do Tratado de Tordesilhas
Foto: Reprodução/UFRGS

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha que dividiu o mundo séculos atrás. Muito importante na época, o documento é estudado nas aulas de História e pode ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares.

O Terra consultou Gianpaolo Dorigo, professor de História do Curso Anglo, para entender o que foi o Tratado de Tordesilhas, o contexto histórico, as principais consequências e os impactos no Brasil. Entenda mais a seguir!

O que foi o Tratado de Tordesilhas e por que é importante?

O Tratado de Tordesilhas foi a divisão do mundo decidida por Portugal e Espanha, sob as bençãos do papa Alexandre VI, em 1494. O documento foi assinado pelos representantes do rei de Portugal, D.João II , e dos reis da Espanha, Isabel de Castela e Fernando de Aragão.

O Tratado foi importante para delimitar as áreas de influência entre as nações ibéricas, especialmente no continente americano.

"As dificuldades de determinar com exatidão por onde passava a linha de Tordesilhas no meio do continente sempre foi um problema, mas ainda assim suas determinações teriam influência nas relações entre as potências colonizadoras", diz o professor.

Qual era o contexto histórico?

O Tratado de Tordesilhas foi assinado em um período marcado pelas grandes navegações oceânicas, que visavam a ampliação do comércio e a propagação da fé católica. 

Dorigo explica que, em 1493, o papa Alexandre VI já havia "premiado" Portugal e Espanha com a divisão do mundo por meio da Bula Inter Coetera. Esse documento estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas. 

Um ano depois, em 7 de junho de 1494, a Bula foi atualizada como Tratado de Tordesilhas.

O que dizia o Tratado de Tordesilhas?

O professor explica que o Tratado de Tordesilhas determinava o meridiano de Tordesilhas (que ficava a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde, ou seja, 1300 km) como linha divisória do planeta.

Nessa partição, os territórios descobertos a oeste da linha imaginária eram destinados à Espanha, enquanto os territórios descobertos à leste eram de Portugal.

Tratado de Tordesilhas
Tratado de Tordesilhas
Foto: Biblioteca Nacional de Lisboa - Domínio público - Wikipédia

Por que o Tratado foi criado? 

O Tratado de Tordesilhas foi criado em meio às grandes navegações oceânicas. Nesse contexto, Portugal e Espanha estavam na vanguarda e visavam dividir o mundo em áreas de influência. O Tratado veio para pacificar essa disputa entre as nações e estabelecer um limite para a exploração.

Qual foi o impacto no Brasil?

Segundo Dorigo, embora houvesse a preocupação das autoridades portuguesas em tentar respeitar a linha de Tordesilhas, mesmo considerando as dificuldades em determiná-la, isso não aconteceu com interesses privados.

"Por exemplo, das expedições rumo ao interior que saiam da Capitania de São Vicente. As bandeiras frequentemente ultrapassaram (em muito) a linha de Tordesilhas, ocupando vastos territórios não frequentados por espanhóis", afirma.

Quando e como chegou ao fim o Tratado de Tordesilhas?

Entre 1580 e 1640, quando Portugal e Espanha tornaram-se uma unidade política comandada pelo rei da Espanha, entrou em vigor a União Ibérica. O professor explica que a linha do Tratado, já difícil de traçar na América, teoricamente desapareceu, o que tornou ainda mais complexo o processo de ocupação dos territórios do continente.

"Em 1750, já restaurada a independência de Portugal, os reis ibéricos decidiram por abolir Tordesilhas, substituindo pelo Tratado de Madri, que buscava determinar uma divisão mais realista dos territórios ibéricos na América, conforme sua ocupação efetiva", lembra.

Curiosidades e fatos históricos

De acordo com o professor de História, outros monarcas europeus questionaram a preferência dada pelo papa a Portugal e Espanha na partilha do mundo, principalmente reis de países católicos, como a França, que também tinha interesse na exploração colonial da América.

Com isso, a queixa do rei Francisco I sobre o Tratado ficou famosa. Ele teria dito que "Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha".

Conclusão

Assinado em 1494, o Tratado de Tordesilhas partilhou o mundo entre Portugal e Espanha sob mediação do papa Alexandre VI. O documento foi criado em meio às grandes navegações oceânicas e teve como papel delimitar as áreas em que cada nação ibérica iria explorar, sobretudo no continente americano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade