Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: Alckmin anuncia concurso para contratação de 59 mil professores

O concurso será feito no 2º semestre deste ano. A previsão é que 20 mil novos docentes assumam aulas no começo de 2014

5 jul 2013 - 11h07
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Exibir comentários
O governador Geraldo Alckmin anunciou pacote de medidas para melhorar a educação nesta sexta-feira
O governador Geraldo Alckmin anunciou pacote de medidas para melhorar a educação nesta sexta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira um pacote de medidas para melhorar a educação no Estado. Entre elas está a realização de um concurso público para a contratação de 59 mil educadores com a finalidade de reduzir o número de docentes temporários. Segundo a Secretaria da Educação, será a maior seleção de profissionais da história do ensino no Estado.

“É um dia histórico, porque estamos autorizando um único concurso para 59 mil professores para educação básica, ensino médio e ciclo 2 do ensino fundamental. Já tínhamos contratado 34 mil professores e agora estamos falando de 93 mil no total”, afirmou Alckmin.

O concurso será realizado no segundo semestre deste ano e o intuito da administração estadual é que em janeiro de 2014 cerca de 20 mil professores assumam as salas de aula. “É uma ótima oportunidade para quem está saindo da universidade, para quem concluiu o curso superior. É uma oportunidade para efetivação”, disse.

O governo estadual citou também a promulgação da lei do reajuste, que dá 8,1% de aumento aos professores no ano. Segundo Alckmin, o acumulado desde 2011 será de 45% acima da inflação.  “É uma recuperação importante de salários e um plano de cargos para atrair os que saem da universidade para o magistério. São Paulo é o único ente federativo que investe 30% em educação e, se incluirmos pesquisa, vai para 31%”, afirmou o governador de São Paulo.

Serão criados também mais de 800 cargos para servidores que devem atuar nas diretorias regionais e nos órgãos centrais da educação. O objetivo é “desburocratizar” as atividades. No anúncio do “pacote da educação”, como o governo se refere, foi confirmado que a partir de agora os 185 mil professores efetivos da rede estadual poderão acumular o cargo com a contratação temporária. A medida vai permitir, por exemplo, que um docente possa substituir outro em horário distinto a sua jornada.

“Atrelado ao reforço da política salarial, nossos professores poderão agora atribuir mais aulas, o que também possibilitará ganho salarial. Oportunidade inédita para eles e uma novidade importante para os estudantes, que poderão contar com um docente substituto na mesma escola”, afirmou o secretário da Educação Herman Voorwald.

Alckmin acredita que, com essas ações, será possível iniciar uma mudança no setor da educação no Estado. “Eu diria que é suficiente. São três movimentos sendo feitos. Um é abrir vagas para concurso, o outro é melhorar salário e expectativa de carreira. E o terceiro é em relação à formação de professores”.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade