Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba qual deve ser a formação para carreira na acupuntura

7 mar 2018 - 08h36
(atualizado em 7/6/2018 às 11h43)
Compartilhar
Cartola - Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

Parte da medicina tradicional chinesa há 5 mil anos, a acupuntura é um dos sistemas de cura e manutenção da saúde mais antigos que existem no mundo. Ela se baseia em pontos do corpo inteiro que são estimulados por agulhas por profissionais com conhecimento prévio. Mas qual deve ser a formação desses profissionais?

Todos que quiserem seguir a carreira de acupunturista podem procurar cursos especializados, normalmente de pós-graduação, que duram dois anos. O método não tem regulamentação no País, o que possibilita a inscrição de graduados de qualquer faculdade na especialização.

Porém o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), Evaldo Leito, 81 anos, aconselha que apenas profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, entrem neste campo, por terem um conhecimento prévio sobre patologias e anatomia. Inclusive veterinários estão escolhendo a carreira de acupunturista.

Leite lembra que essa era uma área muito fechada e desconhecida no Brasil quando começou a trabalhar com o tema, em 1958. "Tive interesse por aquele método estranho, que só era comum entre os orientais", recorda um dos pioneiros da técnica no país.

Foi Frederico Spaeth, um alemão fisioterapeuta residente no Rio de Janeiro, quem trouxe a acupuntura para o País - entre pessoas não orientais. "Foi ele que abriu as portas da área", diz Leite.

Meio século depois, as coisas mudaram.

Os especialistas costumam ter seus próprios consultórios, e as consultas têm preços bem variáveis, entre R$ 80 e R$ 250, dependendo da cidade, da formação e da clientela.

"Como funciona na medicina de um modo geral", completa Leite.

Também há quem trabalhe com a técnica no Sistema Único de Saúde (SUS), mas não chega a ser uma possibilidade de carreira. "Não existem ainda concursos públicos específicos para acupunturistas, então no SUS costumam ser pessoas que já são concursadas e oferecem esse seviço", afirma.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra