PUBLICIDADE

RS: 2º fase da OAB tem nervosismo e até choro antes da prova

O alto índice de reprovação nas edições anteriores preocupa os candidatos que buscam exercer a profissão de advogado

16 jun 2013 - 15h20
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Em Porto Alegre, as provas foram aplicadas na Faculdade Porto Alegrense
Em Porto Alegre, as provas foram aplicadas na Faculdade Porto Alegrense
Foto: Daniel Favero / Terra

Os candidatos que compareceram para a segunda fase do exame para obtenção da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), neste domingo em Porto Alegre (RS), relatavam nervosismo, ansiedade e até choro antes da prova, realizada na Faculdade Porto Alegrense, zona norte da cidade. Muitos davam uma última lida no material de estudo, com esperança de que pudessem conseguir a aprovação.

O clima era tranquilo no local, onde não foram registrados incidentes relacionados com o atraso de candidatos após os portões terem fechado às 13h. Apenas duas pessoas chegaram correndo, mas conseguiram entrar a tempo.

Ranking da OAB

Veja quais são e onde ficam as 50 melhores e as 50 piores faculdades em todos os Exames Unificados da OAB

A dificuldade do exame, que tem índice de reprovação de até 90%, faz com que muitos tenham que repetir a prova várias vezes. É o caso de Marjorie Wojahn, 22 anos, que realiza a prova pela terceira vez. "É muito complicado, tem muito diferença do que é ensinado na faculdade". Para ela, a forma como são colocadas as questões dificultam o exame. A bacharel formada no final de 2011 sugere que pudessem rever a metodologia de avaliação e ensino nas salas de aula.

Já Paula Espinola, 22 anos, respondia para uma amiga que estava "nervosa" com a prova. "Me formei em janeiro (de 2013), mas já fiz várias simulações (no cursinho)", relatava a jovem que escolheu a área de direito civil para esta segunda fase.

Mas alguns candidatos, como Fabio Ferrazzo, 25 anos, defendiam a rigidez da prova, e previam uma segunda fase mais difícil. “Como a primeira fase foi mais fácil, acredito que a segunda deve ser mais difícil”, disse, explicando ainda que o exame da Ordem caracteriza-se pela exigência de um conhecimento mais voltado para a prática.

Sentado na grama em frente ao local onde eram aplicadas as provas, o advogado João Carlos Gabbi, 50 anos, esperava pelo filho Rodrigo, que fazia o exame pela primeira vez. "O mais difícil é o estado emocional dos candidatos, a pressão de passar para poder trabalhar. Tem colegas do meu filho que estavam chorando, algumas dizia que não tinham conseguido dormir, outras até com problema de estômago", afirma, dizendo que algumas jovens que não haviam passado na primeira fase, já haviam sido demitidas do local onde estavam trabalhando. 

Exame da OAB

A OAB aplicou entre 13h e 18h (horário de Brasília) de hoje, em todo o País, as provas da segunda etapa do 10º Exame Unificado. Dos 124.887 inscritos, 67.441 obtiveram êxito na primeira fase e puderam se submeter ao exame prático-profissional - com quatro questões sob a forma de situações-problema, além de  uma peça profissional na área jurídica de escolha do candidato. O padrão de respostas desta fase será divulgado no dia 5 de julho e o resultado preliminar, dia 9.

O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e 10º semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade