Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Revolução Industrial: o que foi, fases e causas

A Revolução Industrial é dividida em fases, sendo que a última ainda está em andamento atualmente.

20 mar 2025 - 15h24
(atualizado em 11/4/2025 às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Revolução Industrial começou na Inglaterra no século XVIII, trazendo transformações econômicas, tecnológicas e sociais, dividida em quatro fases, com impactos no trabalho, urbanização, meio ambiente e economia global.
1914: Produção de volantes na fábrica de motores Ford em Highland Park, Michigan.
1914: Produção de volantes na fábrica de motores Ford em Highland Park, Michigan.
Foto: Hulton Archive/Getty Images

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, transformou a economia, o trabalho e a tecnologia, impactando a sociedade até hoje.

Essa revolução causou grandes transformações econômicas, tecnológicas e na sociedade. Esse evento histórico iniciou-se na Inglaterra no século XVIII e é dividido em quatro fases, sendo que a última ainda está em andamento.

A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças, principalmente nas relações de trabalho e no sistema de produção da época.

A seguir, explicaremos o que ela foi, como começou, quais as causas, as fases e os impactos desse período em várias áreas.

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi um período que começou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e se espalhou por outros países ao longo dos anos. Essa revolução, dividida em fases, é marcada pelo grande desenvolvimento tecnológico e várias transformações econômicas e sociais. 

Esse período marcou a transição de uma economia que tinha como base a agricultura e o trabalho artesanal para uma economia focada na produção em larga escala, com a chegada de máquinas e fábricas. Foi por meio da Revolução Industrial, por exemplo, que o capitalismo se consolidou.

Entre as principais consequências da Revolução Industrial, estão: 

  • Invenção e desenvolvimento de máquinas e aumento da produtividade;
  • Expansão do capitalismo;
  • Mudanças nas relações de trabalho;
  • Organização de trabalhadores em sindicatos e luta por direitos;
  • Crescimento das cidades com a migração das pessoas para os centros industriais, dando início ao processo de urbanização;
  • Desenvolvimento de transportes;
  • Avanços tecnológicos;
  • Mudanças na relação entre o ser humano e a natureza;
  • Alterações no padrão de consumo.

Quais foram as causas da Revolução Industrial?

Alguns fatores explicam as causas da Revolução Industrial e como a Inglaterra despontou como pioneira nesse processo: 

  • A burguesia da Inglaterra conseguiu se consolidar enquanto classe, no período da Revolução Gloriosa no século XVII, e investiu no capitalismo para o desenvolvimento da economia inglesa;
  • A expansão do comércio inglês enriqueceu a burguesia e o capital acumulado foi utilizado para o desenvolvimento de máquinas e fábricas;
  • A Inglaterra tinha bastante disponibilidade de mão de obra de camponeses que migraram para as cidades após serem expulsos de suas terras com a Lei dos Cercamentos;
  • As grandes reservas de carvão e ferro, que contribuíram para o desenvolvimento das indústrias na Inglaterra.
A Factoryscape in the Potteries', (1938). Fumaça de chaminés na área industrial conhecida como Staffordshire Potteries, Stoke-on-Trent.
A Factoryscape in the Potteries', (1938). Fumaça de chaminés na área industrial conhecida como Staffordshire Potteries, Stoke-on-Trent.
Foto: Print Collector/Getty Images

As fases da Revolução Industrial

A autora de história, filosofia e sociologia do Sistema de Ensino pH, Ana Paula Aguiar, explica que a Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases principais.

Primeira Revolução Industrial (século XVIII a XIX)

Segundo a professora, a Primeira Revolução Industrial é marcada pelo uso de carvão como fonte de energia e a invenção da máquina a vapor. Isso impulsionou a mecanização da indústria têxtil, aumentando a produtividade e consolidando o sistema fabril.

Segunda Revolução Industrial (segunda metade do século XIX ao início do XX) 

A Segunda Revolução Industrial é caracterizada pela eletrificação, uso do petróleo e surgimento da linha de montagem. Ana Paula explica que isso aprimorou a produção em massa e acelerou a urbanização.

Terceira Revolução Industrial (segunda metade do século XX)

A Terceira Revolução Industrial também é conhecida como Revolução Tecnológica. Essa fase trouxe a automação industrial, a computação e o avanço das telecomunicações, integrando processos produtivos e impulsionando a globalização.

Quarta Revolução Industrial (século XXI, atualmente)

Essa fase, que é a vivenciada atualmente, é marcada pela convergência entre inteligência artificial, big data, internet das coisas e automação avançada, criando sistemas produtivos interconectados e cada vez mais autônomos, de acordo com a professora.

"A inteligência artificial, em particular, representa um novo marco na transformação industrial, promovendo eficiência, inovação e mudanças no mercado de trabalho. Se, por um lado, otimiza a produção e impulsiona novas oportunidades, por outro, desafia modelos tradicionais de emprego e levanta questões éticas sobre o impacto da automação na sociedade", detalha Ana Paula.

Impactos da Revolução Industrial

A Revolução Industrial impactou diversas áreas da sociedade, sendo algumas delas:

  • Na economia: consolidação do capitalismo, surgimento de novas indústrias e expansão do comércio, aumento da produtividade, desemprego, concentração de renda;
  • Na sociedade: urbanização, mudanças nas relações de trabalho, alterações no padrão de consumo, desigualdade social;
  • No meio ambiente: exploração de recursos naturais e aumento da poluição;
  • No cotidiano: progresso científico e tecnológico, avanço dos meios de transporte e sistemas de comunicação.

Agora que já sabe mais sobre a Revolução Industrial, continue acompanhando o Terra Educar para saber sobre mais períodos e eventos históricos!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade