PUBLICIDADE

Rapper vira 'mágico das palavras' para ensinar português para as crianças

Educador de formação, Renan Inquérito lança álbum 'ABRAKBÇA' com Adriana Calcanhoto, Maria Rita e Emicida, como instrumento de ensino

1 jun 2023 - 05h00
(atualizado em 8/6/2023 às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Renan Inquérito vira mágico em álbum voltado para o público infantil :

Em um passe de mágica, o rapper paulista Renan Inquérito se transforma em um MC Mágico para apresentar seu novo álbum, 'ABRAKBÇA'. Com o objetivo de usar o rap como instrumento para educação, Renan utiliza capa, maquiagem, tinta colorida, cor, amor e toda a cultura hip-hop na composição do seu espetáculo. 

O álbum de dez faixas já está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais, e recebe convidados importantes. Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Drik Barbosa, Emicida, Liah Vitória, Maria Rita e Rashid, além do grupo O Teatro Mágico, participam da nova produção do MC Mágico.

De forma lúdica, o rapper, que já tem mais de duas décadas de trabalho com hip-hop e com educação, mistura instrumentos eletrônicos e acústicos em suas rimas e beats. Os sons do teclado, sopros e efeitos que remetem ao universo infantil constroem o espetáculo que envolve adultos e crianças em um divertido passeio.

Renan Inquérito, rapper, educador social, poeta e MC.
Renan Inquérito, rapper, educador social, poeta e MC.
Foto: Divulgação redes sociais

"Nesse projeto, que transita em diferentes linguagens, eu apresento histórias de forma lúdica e divertida. Como por exemplo na faixa 'Amada Tomada', com participação de Maria Rita, em que conto a história de um celular que se apaixona por uma tomada", conta Renan, em entrevista ao Terra.

Ao se transformar em um mágico das palavras, Renan usa metáforas e figuras de linguagem para explicar situações do cotidiano para os pequenos.

Trajetória no Hip-Hop

Foi em uma rádio comunitária na década de 1990 que Renan começou sua carreira e ficou conhecido nacionalmente como Inquérito. Hoje, o MC conta com dez álbuns lançados - 'Mais Loco que um Barato' (2005), 'Um Segundo é Pouco' (2008), 'Mudança' (2010), 'Corpo e Alma' (2014), 'Corpo e Alma REMIX' (2016) , 'Tungstênio' (2018), 'Bumerangue (2019)', iSOLamento (2020)' e ABRAKBÇA (2023)' -,  Renan é formado em geografia pela UNICAMP.

Ele também é mestre, pela mesma universidade, e doutor pela UNESP. Foi nessa trajetória acadêmica que Renan Inquérito desenvolveu técnicas para aliar a educação com o hip-hop dentro e fora da sala de aula. 

Renan Inquérito
Renan Inquérito
Foto: Luis Nascimento

"A minha ideia de trabalhar o hip-hop na educação veio bem antes de entender que o hip-hop era uma ferramenta pedagógica", explica. 

Além da música, Renan Inquérito também usa as palavras escritas como ferramenta de transformação social. Ele já escreveu os livros 'Poucas palavras' (2011), 'Poesia para Encher a Laje' (2016) e 'Poesia para Encher a Laje 2.0' (2020). 

Todo professor é MC, toda criança é poeta

Assim como Renan Inquérito acredita que todo professor é um pouco de MC (mestre de cerimônias), uma vez que precisa prender a atenção dos alunos, as crianças também são poetas. É no aprender a falar e no trocar das palavras que elas expressam toda a sua sensiblidade e criatividade.  

"A criança, quando está aprendendo a falar, ela enfia o dedo na tomada e, ao invés de falar 'Mãe, eu tomei um choque', ela fala: 'Mãe, a parede me mordeu", justifica Renan. 

O rapper também se lembra de uma oficina em que estava explicando para as crianças que dentro de uma palavra podem existir outras palavras, como ocorre com "casa" e "asa". Acontece o mesmo em "brigadeiro", que tem a palavra "briga", mas "brigadeiro" é algo bom e "briga" é uma coisa ruim. 

"Nesta oficina, uma criança levantou a mão e falou: 'Tio, peraí! Lá em casa somos quatro irmãos e sempre que tem brigadeiro, tem briga'", lembra. 

A história rendeu a música 'Toda Criança é Poeta', uma das músicas mais tocadas do álbum 'ABRAKBÇA'.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade