Prova do Enem 2023 traz questão sobre canto racista da torcida do Fluminense
Questão aborda o revisionismo de expressões racistas e usa como contexto a música do time carioca que usa o termo "mulambo imundo"
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicada no domingo, 5, em todo o País, teve uma questão sobre o revisionismo de termos racistas. Como contexto, a questão trouxe um canto da torcida do Fluminense que usa o termo "mulambo imundo", em uma provocação direta ao Flamengo.
Grupos da torcida do Fluminense pedem a remoção desse termo na música. Veja a questão:
Na correção, professores do Objetivo explicaram que "o termo mulambo revela conotação fortemente preconceituosa e remonta a história da escravidão no Brasil".
"A proposta de removê-lo resulta de uma alteração no entendimento e comportamento social que reflete justamente a condenação do preconceito racial", destacaram. Portanto, a resposta correta é a letra C.
Racismo no futebol
O Enem aborda o tema justamente em um momento em que o Fluminense também é alvo de atos racistas. Um dia antes da prova, no sábado, 4, o time foi campeão da Libertadores. A equipe carioca venceu o Boca Juniors por 2 a 1, no Maracanã, e conquistou o seu primeiro título na história da competição.
No mesmo dia, um torcedor do Boca Juniors foi flagrado fazendo gestos e dizendo termos racistas na entrada do estádio. "Escravos e macacos de merda", disse o torcedor diante da câmera da emissora de TV Todo Noticias, conhecida na Argentina pela sigla TN, referindo-se aos torcedores do Fluminense.
Na sexta-feira, 3, em um post da Conmebol, o lateral-esquerdo do Fluminense Marcelo também foi vítima de atos racistas por parte de torcedores argentinos. Além de comentários ofensivos, os torcedores incluíram imagens de bananas e macacos na postagem.