PUBLICIDADE

Enem 2023 tem questão sobre livro Torto Arado, Simone Biles e eSports

As escritoras Conceição Evaristo e Jarid Arraes também apareceram na prova deste domingo (5). Saiba os principais temas

5 nov 2023 - 16h34
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Candidatos que fizeram o primeiro dia do Enem 2023 neste domingo, 5, encontraram na prova questões sobre o livro best seller Torto Arado, sobre a ginasta Simone Biles e sobre jogos digitais, os chamados eSports. O primeiro dia do exame é composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa. Para Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovações no SAS Educação, a prova deste primeiro dia abordava muitos assuntos necessários à sociedade. "Era uma prova para um aluno pensante, e não para um aluno de memória", completa.

Foto: Pexels/Amazon/Ministério do Esporte/Reprodução / Guia do Estudante

A Inteligência Artificial, que era uma aposta de professores para o tema da redação, acabou aparecendo na prova. A pergunta problematizava a exploração de linguistas contratados para lidar com a tecnologia. Os direitos das mulheres, que pautaram o tema da redação, também apareceram em diversas questões. Uma delas falava a respeito da violência patrimonial e da Lei Maria da Penha e outra sobre as mulheres do Oriente Médio.

Esporte e os temas sociais

Mais de uma questão da prova tratou de esportes olímpicos - desde os abusos sofridos por Simone Biles e de sua saúde mental até a valorização dos eSports nas competições. Além disso, uma pergunta também falava a respeito da primeira atleta transexual a participar das Olimpíadas, recorda Sabrina Bileski, Coordenadora de Avaliações no SAS Educação.

Ao lado da violência de gênero, o racismo também foi um destaque da prova. Uma das perguntas falava sobre o revisionismo de palavras e expressões racistas, como o termo "mulambo imundo" que aparece em um canto da torcida do Fluminense.

Escritores contemporâneos em alta

No campo da literatura, a prova abordou autores brasileiros contemporâneos: Itamar Vieira Junior, Conceição Evaristo, Jarid Arraes e Roberta Estrela D'Alva, poeta e expoente do movimento slam. Itamar é autor do best seller Torto Arado. Autores do Modernismo, que costumam aparecer em todas as edições, foram menos frequentes este ano.

Confira outros temas cobrados no Enem 2023

  • Casamento homoafetivo;
  • O cantor Caetano Veloso;
  • Envelhecimento populacional;
  • Fake News;
  • Censura e Ditadura Militar;
  • Arquiteta Lina Bo Bardi e machismo;
  • Preconceito linguístico;
Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade