Post de Chay Suede da polêmica 'feijoada de rico' vira questão do vestibular da Unicamp; veja
Publicação do ator viralizou em 2022 e mostrava um prato de feijoada preparado pela chef Helena Rizzo
Postagem de Chay Suede com uma feijoada gourmet foi usada em questão do vestibular da Unicamp, abordando aspectos socioculturais e simbólicos ligados ao consumo e status social.
Um story de Chay Suede foi parar no vestibular da Unicamp, que foi aplicado no último domingo, 26. A questão aborda um post gastronômico do ator em 2022, que viralizou e mostrava uma feijoada gourmet que ele consumiu na ocasião.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na publicação, Chay compartilhou a foto do prato preparado pela chef Helena Rizzo e escreveu "feijoadinha deliciosa". O story gerou polêmica e ganhou uma série de comentários. Os usuários da internet apelidaram a comida de "feijoada de rico".
Na questão da Unicamp, a pergunta relembrou a história e os vestibulandos precisaram assinalar o motivo pelo qual a feijoada causa polêmica. Veja a questão:
O gabarito oficial da Unicamp ainda não saiu e está previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira, 29. Correções extraoficiais de cursinhos, no entanto, apontam que a alternativa correta é a D.
"A questão apresenta, no texto 1, uma imagem acompanhada de seu contexto, enquanto o texto 2 explica que, nas classes altas, o gosto é marcado pelo distanciamento da necessidade. Isto é, o consumo não está ligado à função prática, mas a um valor simbólico e estético", detalharam os professores do Curso Anglo.
"Nesse sentido, a postagem não trata apenas de comida, mas de afirmação de status social, o que provoca incômodo em quem a percebe como exagero ou desconexão com a realidade popular. Trata-se, portanto, de uma forma de marcar posição social, razão pela qual a alternativa correta é a D", acrescentaram.
Os professores do Curso Objetivo também seguiram a mesma linha de correção: "A relação existente entre o comportamento gastronômico de um povo ou cultura e suas relações simbólicas perpassa construções históricas e sociais de poder. No exercício, a imagem identifica uma ressignificação, mais gourmetizada, da feijoada, considerada historicamente um prato popular".