PUBLICIDADE

Os desafios em lidar com as novas gerações no mercado de trabalho

Saiba como lidar com a geração Y em uma organização. Confira algumas das mudanças necessárias para aproveitar o potencial desses novos talentos!

20 fev 2017 - 21h01
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos anos, um grupo distinto de jovens profissionais ingressaram no mercado de trabalho. Eles são conhecidos como parte integrante da geração Y e possuem diversas características próprias. O grande dilema nas organizações é aproveitar o potencial máximo da geração Y e também prover um ambiente de sinergia com os demais profissionais da geração X e os Baby Boomers.

A Geração Y, ou Millennials são aqueles que nasceram no início dos anos 1980 até o início dos anos 2000.
A Geração Y, ou Millennials são aqueles que nasceram no início dos anos 1980 até o início dos anos 2000.
Foto: Guia da carreira

Geração Y? Mas quem são eles?

A Geração Y, ou Millennials são aqueles que nasceram no início dos anos 1980 até o início dos anos 2000. Essa geração se desenvolveu com fácil acesso à informação e diferentes tecnologias estão ao seu alcance. São, em sua maioria, jovens imediatistas, com boa capacidade multitarefa e visão global aguçada. Por terem muito acesso a informação, tornaram-se superficiais e dispersos em alguns casos.

Mercado de Trabalho

Os novos profissionais da geração Y estão em busca de rápida ascensão e conforto no ambiente de trabalho, não se preocupam tanto com o tempo em uma empresa e se alguma oportunidade melhor aparecer, não se intimidam em mudar. Nesse caso, a questão financeira não é fator crucial, além disso, são levados em consideração fatores como: o ambiente, a flexibilidade, o dinamismo, possibilidade de desenvolver suas habilidades e poder expressar sua opinião.

Por isso, para melhor aproveitar o potencial desses novos talentos e conseguir o melhor para a organização, é preciso que haja uma reestruturação de pensamento. Abaixo listamos algumas dessas mudanças que podem ser benéficas, tanto para o jovem profissional, quanto para a empresa que o emprega.

Liderança

O papel do chefe já não agrada os novos profissionais. Eles procuram por um líder, que esteja junto no desenvolvimento de uma tarefa e que esteja disposto a ouvir e auxiliar seus subordinados na conclusão desta. O líder é capaz de agregar um determinado grupo de pessoas e incentivar a proposta de novas ideias para solucionar da maneira mais eficaz um determinado problema.

Feedback

Com a presença de um líder, é comum que os jovens busquem informações sobre si mesmos, através de feedbacks, para compreenderem sua situação dentro da empresa e onde estão suas fraquezas e seus pontos fortes, podendo assim aprimorar suas habilidades e tornar-se um profissional mais completo.

Flexibilidade

Por serem caracterizados pelas habilidades demultitarefas e estarem sempre conectados, é comum que busquem por empresas que ofereçam maior flexibilidade, principalmente de horários, haja vista as pessoas que desempenham melhor as atividades durante a noite e outras que sentem muito mais dispostos pela manhã.

Ambiente Moderno

O ambiente é muito importante. Aquela ideia de empresa formal, onde todos se vestem com roupas sociais não agrada totalmente os jovens da geração Y. Esses jovens buscam ambientes descontraídos, sem restrições e que ofereçam o maior nível de conforto possível.

Aprendizado

Mas não só de conforto vive esse jovem profissional, eles sabem que estão em um ambiente onde tudo muda em pouco tempo e sem atualização e constante estudo podem perder o posto alcançado. Por isso, procuram empresas que ofereçam oportunidades de aprendizado constante e incentivo a novas qualificações.

Reconhecimento

A busca constante de reconhecimento é também um ponto chave de busca do jovem profissional. Gostam de saber quais os planos traçados pela empresa o envolvem, não vendo problemas em trocar de empresa ao se sentir fora desses planos. Dessa característica surge um problema, falta paciência e sobrar insatisfação.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade