PUBLICIDADE

O linguista que já criou mais de 40 idiomas artificiais - incluindo o valiriano e o dothraki de Game of Thrones

David J. Paterson é o responsável por elaborar substantivos, verbos e regras gramaticais que ajudam na construção de universos fantásticos.

27 ago 2017 - 06h59
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o linguista americano David J. Paterson ouviu a frase "Athchomar chomakaan!" na televisão, ele era uma das únicas pessoas no mundo que sabia o que aquelas palavras significavam.

O motivo é simples: a língua à qual a frase pertence foi inventada pelo próprio Paterson - é uma das quatro que ele criou para a série Game of Thrones (HBO), cuja sétima temporada termina neste domingo.

O alto valiriano é a língua materna de Daenerys Targaryen, uma das protagonistas da série 'Game of Thrones'
O alto valiriano é a língua materna de Daenerys Targaryen, uma das protagonistas da série 'Game of Thrones'
Foto: Divulgação / PureBreak

Formado na universidade de Berkeley, na Califórnia, o línguista de 36 anos cria idiomas desde que era adolescente. Diz ter pedido a conta de quantos já fez, mas estima o número em 40.

"A minha primeira - e isso é até um pouco vergonhoso - se chamava megdavi, uma junção do meu nome com o de minha namorada na época", conta.

"Percebi que era uma língua ruim e inútil, aí fui criando outras e me aperfeiçoando até ficar contente com o resultado", afirma.

Para criar os idiomas usados em Game of Thrones, Paterson participou de um concurso em que competiu com outras 40 pessoas. "Só quatro foram para a segunda fase. Foi uma competição difícil", diz.

As línguas inventadas não são apenas palavras com sons estranhos faladas a esmo - elas têm vocabulários com substantivos, verbos e outras classes de palavras, regras gramaticais e tudo o que é comum na maioria dos idiomas de verdade.

Paterson baseou o contexto e o vocabulário de cada idioma no material da série de livros de George R. R. Martin que inspirarou o drama da HBO, mas precisou criar todo o resto - como a gramática e sintaxe.

Além do dothraki, ele fez mais três línguas completas para o programa. O alto valiriano, uma língua comum e antiga que deu origem a outras - como uma espécie de latim da ficção -, aparece bastante na série.

Mas as outras duas - o idioma dos gigantes e o idioma dos "filhos da floresta" - mal chegaram a ser usadas.

Ele fez também o esboço de um idioma para os white walkers, espécie sombria que cria zumbis e é antagonista da trama.

Perfeccionismo

"Quando ouvi pela primeira vez o ator Roger Allam (que interpretou o personagem Illyrio Mopatis, em algumas temporadasda série) falar a frase 'bem-vindo' em dothraki, achei que houvesse um erro" conta o americano.

O ator disse "Athchomar chomakaan", que na língua inventada se usa para das boas vindas para uma pessoa sozinha e que não pertence àquele povo. Mas o correto seria "athchomar chomakea", porque ele estava falando com um grupo.

"Mas me dei conta de que, quando inclui a frase no roteiro, não tinha como saber com quantas pessoas ele estaria falando", afirma Paterson.

Apesar o prestígio das línguas de Game of Thrones, o idioma inventado favorito de Paterson é o Irathient, que ele criou para para a série de ficção científica Defiance, do canal Syfy (disponível no Brasil pelo Netflix).

"Ele tem 18 classes de substantivos, coisa que só raramente as línguas reais têm", diz, orgulhoso.

Espanha é ponto turístico para os fãs de Game of Thrones:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade