Nos 58 anos da morte de Getúlio Vargas, teste seus conhecimentos
Pai dos pobres, mãe dos ricos, nacionalista, latifundiário e simpatizante do nazifascismo. O nome de Getúlio Vargas é pequeno para abrigar todas as facetas que já lhe foram dadas. Análogo ao presidente Perón, da Argentina, o gaúcho foi um político tão enigmático que até hoje está no imaginário da população brasileira. Não é para menos que o ex-presidente teve uma morte proporcionalmente tão polêmica quanto sua vida - com um tiro no coração e uma carta-testamento que moveu massas em 24 de agosto de 1954.
O que você sabe sobre Getúlio Vargas? Faça o teste e descubra
A trajetória do gaúcho, que presidiu o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, inspirou o jornalista Lira Neto a escrever a biografia Getúlio 1882-1930, recente sucesso de vendas.
"O suicídio de Vargas foi visto como uma vitória sobre os golpistas. No momento em que a notícia do suicídio e a carta-testamento se espalham, o povo se emociona e gera manifestações em várias cidades, chorando pela morte do 'paizinho¿", afirma Davi Ruschel, professor de História do Universitário Pré-Vestibular, de Porto Alegre.
Por um lado, o gaúcho de São Borja conquistou o setor urbano com vários avanços nas leis trabalhistas. Por outro, desagradou a empresários com tais medidas, assim como irritou multinacionais estrangeiras com o estímulo à indústria nacional. "Ele era amado ou odiado, endeusado ou endemoniado. Mas é impossível ignorá-lo", resume o professor de História do Anglo de São Paulo, Jucenir da Silva Rocha. Para testar os conhecimentos sobre uma das figuras mais enigmáticas da história do Brasil, responda ao quiz acima.