Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lista de Espera do Sisu 2024: saiba como se inscrever

Candidatos que não foram aprovados na chamada regular podem manifestar interesse na lista de espera até o dia 7 de fevereiro

30 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Exame Nacional do Ensino Médio
Exame Nacional do Ensino Médio
Foto: Reprodução/Getty Images

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados nesta terça-feira, 30, pela internet. O programa auxilia estudantes que participaram do Enem 2023 ou alguma edição anterior para conquistar uma das 264 mil vagas de graduação em instituições e universidades públicas. 

Já quem não foi, nem tudo está perdido. Todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções de curso, podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera para tentar as vagas remanescentes até o dia 7 de fevereiro. Veja como fazer.

Quem pode participar da lista de espera? 

O estudante que tenha participado do Enem 2023 ou de outra edição mais recente. Diferente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante o ano todo pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas que não foram ocupadas na chamada regular. 

O prazo para essa manifestação é de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Atenção: é necessário confirmar se a manifestação foi concluída mediante a mensagem emitida pelo sistema. 

Detalhe importantes sobre a Lista de Espera: 

  • O candidato só poderá manifestar interesse em apenas um dos cursos escolhidos para concorrer a uma vaga. 
  • O candidato que já foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de curso não poderá participar da lista de espera, independente de ter realizado sua matrícula na instituição para qual foi selecionado. 

Chamadas

Na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da Lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse. 

Segundo semestre

A edição do Sisu deste ano sofreu algumas mudanças. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano, porém, oferece vagas para o segundo semestre da seguinte forma: 

  • A seleção dos candidatos ao primeiro ou segundo semestre ocorrerá seguindo a própria classificação das notas: não é possível o participante escolher em qual semestre deseja concorrer.
  • As universidades oferecem, simultaneamente, vagas em cursos cujo início das aulas é no primeiro e no segundo semestre.
  • O que define em qual período o estudante ingressará é a sua ordem de classificação, seguindo as notas obtidas no Enem. 

Lembrando: o período de matrícula para os dois semestres é o mesmo. 

Outra mudança é que a classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E, assim como foi mencionado anteriormente, a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo.

ProUni e Fies

Outra opção para quem não foi aprovado pelo Sisu é tentar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro pela internet. 

O sistema adota o Enem mais recente como critério para seleção. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar apenas por um, pois não é permitido o uso simultâneo dos dois benefícios. 

De acordo com o MEC, o calendário do Fies ainda não foi divulgado devido a ajustes que estão sendo feitos. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade