PUBLICIDADE

SP: estudantes dizem que Enem foi equilibrado e próximo da realidade

Neste domingo foram aplicadas as provas de Linguagens, Matemática e a redação

27 out 2013 - 17h23
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários
São Paulo - Francine Diniz foi uma das primeiras a sair da prova no campus da Uninove. Ela elogiou as questões ligadas a temas atuais
São Paulo - Francine Diniz foi uma das primeiras a sair da prova no campus da Uninove. Ela elogiou as questões ligadas a temas atuais
Foto: Vagner Magalhães / Terra

Os primeiros estudantes a deixar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região central da capital paulista elogiaram a avaliação e disseram que os temas propostos estão próximos à realidade que vivem. O tema da redação,  sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil, e questões relacionadas com o uso da Internet e sobre o cyberbulling foram bem vistos pelos alunos do ensino médio.

De acordo com Francine Diniz, que pretende cursar medicina veterinária, uma das primeiras a deixar a sala de exame do campus da Uninove, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, o exame foi bem interessante.

"Várias questões tratavam de assuntos ligados à Internet e ao ciberbullying. São coisas que nós vemos todos os dias, que temos familiaridade. O próprio tema da redação também é de algo que afeta a todas as pessoas. Então, não houve maior dificuldade", disse.

Daniel Dias, 23 anos, técnico em química e que pretende fazer um curso superior na área, diz que teve um pouco de dificuldade. "Não foi uma prova fácil, mas deu para resolver muita coisa", disse  ele.

Bruno Isaac, 18 anos, conta que teve facilidade na prova de matemática e que o tema da redação foi adequado. "A Lei Seca exige mais controle e responsabilidade das pessoas, principalmente dos jovens. É preciso muita cautela, já que há também risco a outras pessoas", disse.

Rodrigo Manzo, 23 anos, conta que a prova foi muito mais de interpretação do que de conhecimento dos temas propostos. "Era só ler, pensar um pouco e resolver. As questões que envolveram cálculo foram poucas", disse.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-822-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade