PUBLICIDADE

Inep antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem 2023; veja data

Em coletiva de imprensa, o instituto também anunciou a anulação de uma questão da prova. Veja próximas datas

12 nov 2023 - 21h43
Compartilhar
Exibir comentários

A maratona de provas do Enem 2023 chegou ao fim. Na tarde deste domingo (12), os candidatos responderam 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática no segundo e último dia de prova. O resultado final com as notas só sai em janeiro, mas o Inep afirmou em coletiva de imprensa neste domingo (12) que a divulgação do gabarito oficial foi antecipada para a próxima terça-feira, 14 de novembro, a partir das 19h. Inicialmente, o gabarito só sairia em 24 de novembro.

Enem Digital
Enem Digital
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ / Guia do Estudante

+ Enquanto isso, veja aqui os gabaritos extraoficiais das provas rosa, amarela, cinza e azul deste 2º dia

A notícia veio acompanhada do anúncio da anulação de um item do Enem 2023, com justificativa de repetição. A questão, de número 117 na prova amarela, envolvendo a gripe H1N1, já havia sido cobrada na prova do Enem PPL em 2010. Nenhum candidato será prejudicada pela anulação.

Taxa de abstenção é maior no 2º dia

Neste segundo dia de Enem, 132.466 salas aplicaram a prova em 1.750 municípios brasileiros. Em números totais, 32% dos 3,9 milhões de inscritos não compareceram ao segundo dia de exame. A taxa é maior do que a do primeiro dia, quando 28% não realizaram a prova. De forma geral, no entanto, repete as tendências do último ano.

Neste último dia de provas, 2.217 participantes foram eliminados por portarem equipamentos eletrônicos, ou por não respeitarem os horários da prova, ou ainda por não atenderem as orientações dos fiscais. Foram 859 problemas logísticos, envolvendo emergências médicas, interrupções de energia elétrica e/ou problemas com abastecimento de água.

Quem tem direito à reaplicação?

Termômetro marcou 40ºC na região central de São Paulo durante a aplicação do exame
Termômetro marcou 40ºC na região central de São Paulo durante a aplicação do exame
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução / Guia do Estudante

A reaplicação do Enem 2023 acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro. A partir desta segunda-feira (13) e até o dia 17 de novembro, os candidatos poderão solicitar sua participação na prova por meio da Página do Participante. Tem direito à reaplicação os candidatos:

  • afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas;
  • acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação de provas;
  • alocados em locais de prova a mais de 30 km de distância de suas residências.

No caso de doenças infectocontagiosas, o candidato deverá enviar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou ainda que o candidato que tenha passado por uma enfermidade durante a aplicação da prova - motivada pela forte onda de calor, por exemplo - também poderá fazer a solicitação.

Cada caso será avaliado individualmente pelo Inep.

Vazamento de fotos

Repetindo o domingo passado, fotos do caderno de provas vazaram na internet antes do horário previsto para os candidatos deixarem o local com o exame em mãos. Por volta das 17h, registros do caderno tirados por um celular passaram a circular nas redes sociais. Os candidatos só são autorizados a levarem o caderno de questões consigo após às 18h - o que categoriza o vazamento das fotos como passível de eliminação do exame.

+ Inep garante que vazamento de fotos não vai invalidar o Enem 2023

Durante a semana, oito pessoas foram identificadas pela Polícia Federal por terem fotografado o caderno de questões durante a aplicação da prova no primeiro dia de prova. No caso das fotos deste domingo, a PF também foi acionada para investigação. O ministro, no entanto, garante que o vazamento não prejudicou nenhum participante e que não há motivos de anulação das provas.

Calendário Enem 2023

Primeiro dia de prova: 5 de novembro;

Segundo dia de prova: 12 de novembro;

Divulgação do gabarito: 14 de novembro;

Reaplicação: 12 e 13 de dezembro;

Divulgação dos resultados: 24 de janeiro de 2024.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM  e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade