PUBLICIDADE

Fies 2023: inscrição prorrogada para vagas remanescentes

As inscrições do Fies 2023 para vagas remanescentes foram prorrogadas. São mais de 60 mil vagas para estudantes matriculados no ensino superior privado.

24 nov 2023 - 17h28
(atualizado em 30/11/2023 às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A inscrição para vagas remanescentes do Fies 2023 foi prorrogada. Prazo terminaria hoje (24), mas agora será encerrado na próxima quinta-feira (30). O cadastro é feito de forma gratuita. 

Fies 2023 para vagas remanescentes
Fies 2023 para vagas remanescentes
Foto: Foto - Shutterstock / Brasil Escola

As oportunidades oferecidas nesta edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são destinadas a estudantes já matriculadas no ensino superior privado. 

Esse tipo de oferta havia sido interrompido em 2021. Ao todo, mais de 60 mil vagas remanescentes estão sendo oferecidas. A novidade é que o processo seletivo para a ocupação dessas oportunidades se dará por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas edições anteriores, a seleção era por ordem do registro de inscrição no sistema.

Os candidatos selecionados neste processo seletivo poderão financiar o curso a partir do segundo semestre de 2023. Isso quer dizer que os meses iniciais deste semestre poderão ser contemplados no programa de financiamento. 

Nesta seleção, os estudantes bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) possuem prioridade no sistema de classificação das vagas remanescentes. Essa prioridade ocorre, desde que o candidato não tenha concluído uma gradaução e não foi beneficiado anteriormente pelo Fies. 

O Fiesé uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamentos para o pagamento de cursos superiores em faculdades particulares de todo o país. Fique por dentro de tudo sobre o Fies nesta página. 

Inscrição do Fies 2023 para vagas remanescentes

Veja quem pode fazer a inscrição do Fies 2023 para vagas remanescentes:

  • Candidatos que fizeram qualquer edição do Enem de 2010 a 2022, desde que tenham tirado uma média geral das cinco provas de 450 pontos ou mais e não tenha zerado a redação.

  • Possuam renda familiar menal, por pessoal, de até três salários mínimos.

  • Estudantes com matrícula ativa no curso/turno/local de oferta da instituição que optar se inscrever. É necessário estar na condição de "cursando".

Como se inscrever para o Fies 2023 vagas remanescentes?

A inscrição para o Fies 2023 de vagas remanescentes podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os participantes deverão acessar a plataforma com os dados da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. Não é cobrada taxa para se cadastrar.

Datas do Fies 2023 para vagas remanescentes

Veja as datas do Fies 2023 para vagas remanescentes:

  • Inscrições: 17 a 30/11

  • Resultado da chamada única (pré-seleção): 04/12

  • Complementação da pré-seleção: 05 a 07/12

  • Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12/12

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade