PUBLICIDADE

Enem 2023: as emocionantes histórias de pais e filhos indo prestar a prova

O Enem também é um projeto familiar. Veja as melhores imagens de pais e filhos indo juntos alcançar a tão sonhada vaga na universidade

12 nov 2023 - 14h07
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários

São meses - às vezes anos - de preparo. Rotinas aceleradas, apostilas, material escolar, carona para a aula. Em muitos casos, entrar no vestibular é um projeto que envolve a família inteira dos estudantes. A ansiedade, o orgulho e a expectativa dos pais que veem seus filhos se prepararem para o Enem é enorme - e inclui, é claro, o dia da prova em si. No Enem 2023 não foi diferente.

+ A partir das 18h, confira aqui o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2023

Separamos aqui algumas das melhores imagens e histórias de pais torcendo pelos seus rebentos - e também de filhos apoiando seus pais nessa data tão importante. Veja a seguir:

1. O abraço que vale por mil palavras

O ultimo abraço de boa sorte de uma mãe antes da prova: a emoção no primeiro dia de Enem, no dia 5 de novembro, foi grande no bairro do Paraíso, em São Paulo.

-
-
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil / Guia do Estudante

2. Como não se emocionar com o "Partido das Mães Corujas"?

O que dizer da carinha dessa mãe, toda orgulhosa, esperando o filho, treineiro, sair da prova no último dia 5? Junto com outras mães que aguardavam do lado de fora, a dona Elaine fundou o "Partido das Mães Corujas" < Já tem nosso voto!

https://twitter.com/briel_menezes/status/1721231737332678914

3. Atravessando gerações

Aqui quem foi desejar boa sorte foi a filha, Maria Eduarda Oliveira, que já é estudante universitária. A mãe, Cíntia Oliveira, é quem está tentando a tão sonhada vaga na universidade este ano, na Tijuca, Rio de Janeiro.

-
-
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Guia do Estudante

4. Boa sorte, mamãe!

Aqui mais uma mãe pronta para encarar a maratona de leituras do dia 5, de caneta esferográfica preta com tubo transparente e RG em mãos. Talvez ela tenha tido algumas coisas a dizer sobre o tema da redação deste ano: " o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher". Arrasa, mãe do Danilo!

https://twitter.com/IAMWELY/status/1721516136452313094

5. De pai para filho

Projeto familiar: em Brasília, o pai José Inácio fez questão de levar o filho Luiz Fellype até a entrada da porta do Enem, em 5 de novembro. Boa, pai!

-
-
Foto: José Cruz/Agência Brasil / Guia do Estudante

6. Só deixando essa imagem aqui:

https://twitter.com/CristoffWelston/status/1723724892758044878

7. Por fim, essa história

A mãe Andreia, que também ia prestar o Enem no último dia 5, chegou 3 minutos atrasada e não conseguiu entrar no seu local de prova. Ela resolveu priorizar a participação do filho, que também fez o exame: primeiro garantiu que o rapaz chegasse no seu colégio, para então ir correndo para a própria prova. Infelizmente, não deu tempo. Isso é trabalho invisível.

https://twitter.com/bellycamorim/status/1721379735689670882

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM  e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.  

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade