Ciência sem Fronteiras: governo divulga listas de aprovados
Resultados já levam em conta suspensão de bolsas para Portugal
A lista de estudantes aprovados para a graduação sanduíche em 2013 através do programa Ciência sem Fronteiras foi divulgada na quarta-feira pelo governo federal. O cronograma aponta o início da bolsa a partir de junho. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 12.282 novos bolsistas foram contemplados. Os resultados podem ser acessados no site do programa.
Seis países constam na lista divulgada ontem: Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Reino Unido. Também foram publicados os resultados parciais de candidatos que participaram do edital para Portugal, mas escolheram outro local para estudar depois que o governo suspendeu as bolsas para a graduação naquele país para incentivar o estudo de outros idiomas.
Apesar da alta procura por Portugal, os Estados Unidos encabeçam o ranking de vagas ofertadas ao programa Ciências sem Fronteiras com 5,8 mil bolsas.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em entrevista coletiva ontem que, mesmo com dificuldades enfrentadas por parte dos alunos - muitos nunca haviam morado no exterior antes - a barreira linguística não impediu que alunos brasileiros conseguissem realizar seus estudos por meio das bolsas. "Tenho uma má notícia para os pessimistas do País: nenhum aluno voltou por problema de proficiência", afirmou o ministro.