Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Enem dos Concursos': Cargo mais disputado tem 120 vezes mais candidatos por vaga do que a USP

Relação de candidato por vaga de analista administrativo chega a 13.991,8; medicina na USP, o mais disputado da Fuvest, teve relação de 117,7 por vaga; confira os mais e os menos concorridos do Concurso Nacional Unificado

26 set 2024 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

A relação de candidatos por vaga para o cargo de analista administrativo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar do governo federal é de 13.991,8. Já o de menor concorrência é o de tecnologista do Ministério da Agricultura e Pecuária, com relação de 14,5.

Os números constam nas planilhas divulgadas na quarta-feira, 25, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre a nova relação de candidatos por vaga das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos". Elas trazem o recálculo após levar em consideração aqueles que faltaram na prova.

Candidatos durante prova do Concurso Nacional Unficado, em agosto deste ano
Candidatos durante prova do Concurso Nacional Unficado, em agosto deste ano
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

A relação do cargo mais concorrido no concurso supera em 120 vezes a quantidade de candidatos que disputaram uma das 128 vagas em medicina na USP no vestibular de 2024 da Fuvest, o mais concorrido da universidade. Segundo os dados da Fuvest, 15.063 candidatos concorriam, numa relação de 117,7.

No caso do cargo de analista administrativo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar, 226.483 pessoas se inscreveram. Destas, 125.926 fizeram a prova. A única exigência era o candidato ter nivel superior em qualquer área do conhecimento. O salário ofertado é de R$ 12.953,29, segundo previsto no edital.

A menor relação de candidato por vaga no Concurso Nacional Unificado foi a tecnologista para atuar no Ministério da Agricultura e Pecuária, de 14,5. Os candidatos deveriam ter especialização em meteorologia ou ciências atmosféricas. Estavam inscritas 957 pessoas, e apenas 581 compareceram.

A prova foi realizada no dia 18 de agosto. Das 2,1 milhões de pessoas inscritas, 970.037 compareceram, uma abstenção de 54,12%. A previsão divulgada pelo governo federal é a de que as convocações comecem em novembro.

Veja abaixo a maior e menor relação de candidato por vaga em cada um dos oito blocos temáticos.

Para conferir as tabelas completas com a relação de candidato por vaga de todos os cargos, clique no nome de cada uma delas abaixo.

Cronograma do CNU

A partir de outubro, deve ocorrer a divulgação das notas finais do CNU, além da convocação de envio de títulos. O cronograma segue até novembro. Veja abaixo:

  • 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 8 e 9 de outubro: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva;
  • 8 de outubro: Convocação para o envio de títulos (via upload);
  • 9 e 10 de outubro: Envio dos títulos;
  • 17 de outubro: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva;
  • 17 de outubro: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai);
  • 17 a 25 de outubro de 2024: Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 2 e 3 de novembro: Verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas:
  • 4 de novembro: Resultado preliminar da avaliação de títulos:
  • 4 e 5 de novembro: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos;
  • 13 de novembro: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 13 e 14 de novembro: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 19 de novembro: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos;
  • 21 de novembro: Previsão de divulgação dos resultados finais.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade