PUBLICIDADE

'Comunicar não é transmitir conteúdo, é interagir com alguém', diz especialista

Em vídeo, a especialista em comunicação corporativa Vívian Rio Stella responde dúvidas sobre como otimizar conversas de trabalho, seja por e-mail ou WhatsApp, e fala o que mais prejudica a interação entre pessoas

20 jul 2021 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

Você já passou por algum desentendimento em conversas por escrito? Já se perdeu na grande quantidade de mensagens de trabalho que chega todos os dias por e-mail ou no WhatsApp? E você já parou para pensar que a forma como eu e você nos comunicamos pode ser o problema e, ao mesmo tempo, a solução para tudo isso?

Uma comunicação eficiente ajuda a otimizar o tempo que dedicamos a ler e redigir mensagens, bem como criar um fluxo de conversa mais fluido e empático. Esse comunicar não é apenas transmitir um conteúdo, mas interagir com a outra pessoa, afirma Vívian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa.

É sobre esse tema que ela fala no livro Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade, lançado pela Aberje Editorial no ano passado. Um pouco das discussões e dos ensinamentos da obra estão também no quadro '3 perguntas para', que a especialista responde em vídeo a dúvidas sobre como otimizar conversas de trabalho, seja por e-mail ou WhatsApp, e fala o que mais prejudica a interação entre pessoas.

Uma das orientações é que, ao escrever mensagens, e considerando o ambiente de trabalho, é preciso pensar a abordagem com foco em quem vai recebê-la. Com isso, as instruções, os pedidos e as informações são compartilhados de modo mais assertivo. Envolver apenas as pessoas que realmente precisam saber do conteúdo da mensagem é uma dica simples, mas que faz muita diferença na dinâmica de comunicação.

Abaixo, confira as dicas de Vívian Rio Stella para uma comunicação mais eficiente no trabalho.

Envie sua pergunta

O quadro '3 perguntas para' recebe especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre carreira e empreendedorismo. Se você tem perguntas sobre mercado de trabalho e negócios, envie para pme@estadao.com ou por meio das nossas redes sociais. Receba também conteúdos sobre os temas e participe de discussões com profissionais na comunidade do Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. Para entrar no grupo, .

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade