PUBLICIDADE

É falso que TSE fez propaganda para Lula em título de eleitor

11 ago 2022 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça Eleitoral não está fazendo propaganda para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em títulos eleitorais, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). A imagem mostra um documento que foi impresso no Amapá que tem a palavra LULA em um código de autenticação composto por letras e números aleatórios, gerados de forma randômica, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A postagem enganosa conta com ao menos centenas de compartilhamentos nesta quinta-feira (11).

Selo falso

Título do Amapá com propaganda de Lula! PKD+LULA
Foto de título de eleitor com alegação falsa de que Justiça Eleitoral faz propaganda para Lula
Foto de título de eleitor com alegação falsa de que Justiça Eleitoral faz propaganda para Lula
Foto: Aos Fatos

Circula nas redes sociais a foto de um título eleitoral emitido na cidade de Calçoene (AP) com a alegação falsa de que a Justiça Eleitoral faz campanha para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso porque o código de validação do documento é PK0+.LULA.PTWV.BU8X, uma sequência de números e letras que é gerada aleatoriamente, sem ingerência humana, segundo o TSE.

Em nota ao Aos Fatos, o tribunal explica que o código serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio de seu site oficial. O TSE também ressalta que não usa o sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e passar mensagens subliminares aos eleitores.

O Aos Fatos enviou a imagem para o TSE e também confirmou por meio do portal que o documento emitido no Amapá existe, mas não conseguiu localizar o titular. O autor da fotografia também não foi encontrado.

Referências:

1. Justiça Eleitoral

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade