Drones misteriosos sobrevoam Nova Jersey e despertam preocupação
Relatos de drones de grande porte voando sobre os condados de Morris e Somerset, em Nova Jersey, têm intrigado moradores e autoridades. Avistamentos noturnos mostram objetos semelhantes a pequenos carros, muitas vezes com luzes vermelhas e verdes, realizando manobras incomuns. A origem dos drones, no entanto, permanece incerta.
A Guarda Costeira dos EUA confirmou que também avistou os drones, mas investigações preliminares apontam que parte das ocorrências pode ser atribuída a aeronaves tripuladas, segundo o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby. Ele afirmou que não há evidências de que esses objetos representem uma ameaça à segurança nacional ou que estejam vinculados a atores estrangeiros.
Drones ou algo mais?
Apesar das declarações oficiais, moradores seguem preocupados. Um residente descreveu movimentos incomuns dos objetos à CNN: "Você vê vermelho e verde com luzes piscando nos cantos. Ele simplesmente muda de direção, indo de 90 para 270 graus, só voa em direções diferentes. E aviões obviamente não podem fazer isso".
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pediu respostas mais detalhadas ao governo federal. Em uma publicação no X, Murphy afirmou ter discutido a situação com a conselheira de segurança interna, Liz Sherwood-Randall, destacando a necessidade de maior clareza sobre os avistamentos.
Today I spoke with Liz Sherwood-Randall, White House Homeland Security Advisor, to discuss my concerns over the federal government's response to recent drone sightings in NJ.
I'll continue to press the federal government, including the @FBI, for answers on behalf of the public.
— Governor Phil Murphy (@GovMurphy) December 12, 2024
Usos e regulamentação
Drones grandes são mais comuns em aplicações comerciais e militares. De acordo com Ryan Wallace, professor de engenharia aeronáutica da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, esses equipamentos podem ser usados para agricultura, infraestrutura e até transporte de pessoas.
Já William Austin, presidente do Warren Community College, explicou que drones acima de 25 quilos exigem autorizações específicas da Administração Federal de Aviação (FAA). Ele observou que, embora alguns modelos avancem para entregas ou vigilância, o uso por civis é limitado devido ao alto custo e à complexa regulamentação.
Especialistas, como Pramod Abichandani, diretor do Advanced Air Mobility Laboratory, alertam que o peso e as dimensões de drones maiores tornam improvável que amadores operem esses equipamentos sem supervisão.