PUBLICIDADE

Drone interrompe decolagens no aeroporto de Heathrow

8 jan 2019 - 18h14
(atualizado em 9/1/2019 às 18h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Objeto é avistado nas proximidades do aeroporto de Londres, o maior da Europa, e voos são suspensos durante uma hora. Contratempo ocorre quase três semanas após um incidente semelhante no aeroporto de Gatwick.O maior aeroporto da Europa, Heathrow, em Londres, suspendeu na tarde desta terça-feira (08/01) todas as decolagens por cerca de uma hora após um drone ser visto nos arredores de suas pistas. A suspensão foi uma medida de precaução e ocorre quase três semanas após um incidente semelhante no aeroporto britânico de Gatwick.

Em 2017, o aeroporto de Heathrow recebeu 78 milhões de passageiros
Em 2017, o aeroporto de Heathrow recebeu 78 milhões de passageiros
Foto: DW / Deutsche Welle

Em comunicado, o aeroporto, que é o de maior tráfego aéreo do Reino Unido e um dos mais movimentados do mundo, informou que nenhum avião decolaria até que o incidente fosse esclarecido em parceria com a polícia, mas não especificou se foram adotadas medidas em relação aos pousos.

Na nota, a direção do aeroporto se desculpou por "qualquer inconveniente" que os cancelamentos tenham provocado aos passageiros.

A Polícia Metropolitana de Londres disse que recebeu uma notificação sobre um drone nas proximidades de Heathrow por volta das 17h05 (horário local). Cerca de uma hora depois, o aeroporto anunciou que estava retomando as decolagens.

Em 2017, o aeroporto de Heathrow recebeu 78 milhões de passageiros. Nele operam 81 companhias aéreas, voando para 204 destinos em 85 países.

Em dezembro, o aeroporto de Gatwick, o segundo maior do país, suspender suas atividades pelo mesmo motivo por um dia e meio, afetando mais de mil voos e 140 mil passageiros.

Diante da vulnerabilidade exposta pelo incidente, as Forças Armadas britânicas implementaram tecnologias militares na região do aeroporto para garantir a segurança. Medida semelhante será adotada no Heathrow.

A atual lei britânica proíbe o voo de drones perto de aeronaves, no espaço de até um quilômetro de um aeroporto ou a uma altitude de mais de 122 metros. A punição para quem desrespeitar a lei e colocar em perigo uma aeronave vai até cinco anos de prisão.

CN/rtr/ap/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade