PUBLICIDADE

Tecnologia 3D ganha aplicação na odontologia

24 jan 2018 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

Já bastante difundida na engenharia automotiva, mecânica e civil, a modelagem 3D ganha novas aplicações a cada dia. Uma das mais recentes é na odontologia. O uso de scanners e modeladores tridimensionais para diagnósticos, planejar tratamentos, cirurgias, confeccionar ossos, próteses e peças ortodônticas pela impressão 3D ou usinagem computadorizada começa a se difundir entre os dentistas brasileiros.

Estima-se, no entanto, que apenas 1% dos 290 mil dentistas do País já tenha migrado para a odontologia digital. Assim como ocorreu no design de carros, que deixou de ser uma atividade artesanal para ser mediada pela computação, a odontologia digital vai mudar a forma como as coisas são feitas na atividade. Mas também trará benefícios, como a redução no tempo de tratamento, das consultas e de confecção de peças ortodônticas, maior precisão em todas as etapas e conforto para o paciente.

De forma geral, os tratamentos odontológicos são concebidos a partir da documentação e de um modelo da boca normalmente feito de gesso. Com base nos dados e no modelo, é possível prever as movimentações do "aparelho", planejar cirurgias e confeccionar próteses, pontes, coroas, para citar os exemplos mais comuns. Às vezes, as peças de gesso têm problemas de precisão devido a vários fatores. Quando isso ocorre, o paciente precisa fazer um novo molde, os custos aumentam e o tratamento atrasa.

Com a odontologia digital, esse problema é eliminado. A documentação passa a ser digital. O modelo da boca é uma imagem tridimensional .STL gerada por software CAD/CAM e coletada por um scanner intraoral. O arquivo .STL pode ainda ser mesclado no CAD/CAM com a tomografia da arcada do paciente em formato DICOM, dando ao dentista uma visão detalhada da cavidade bucal, da mandíbula, do maxilar e das raízes.

"A partir do modelo 3D, o dentista planeja o tratamento, cirurgias, troca informações com colegas, radiologistas e protéticos, num processo mais integrado, rápido e com menos custo", resume Danilo Henrique, sócio-diretor da Dental Factory, empresa especializada em soluções para o segmento. Embora seja possível reproduzir fisicamente o modelo tridimensional com uma impressora 3D, o arquivo .STL passa a ser o ambiente de trabalho do dentista e dos demais profissionais envolvidos no tratamento.

A fabricação de peças ortodônticas, por exemplo, se hoje é essencialmente artesanal, o protético do futuro vai "modelar" as peças no computador, tendo como referência o escaneamento bucal do paciente. A fabricação também será automatizada, já que o CAD/CAM converte o 3D em comandos para fresadoras e impressoras 3D.

Para Danilo Henrique, a odontologia digital agiliza o tratamento ao diminuir a possibilidade de erros e acelerar a fabricação de peças. Ao fazer previsões sobre as movimentações do tratamento ortodôntico, por exemplo, a tecnologia permite ao dentista encomendar de uma vez a "impressão" de todos os alinhadores do tratamento, tecnologia que vem substituindo aos poucos os brackets e arames, economizando tempo e dinheiro.

Os exemplos, no entanto, vão além. Na reconstrução buco-maxilo-facial, um dos procedimentos mais complexos da odontologia, a tecnologia 3D pode diminuir pela metade o tempo de cirurgias, ao permitir que o dentista simule antes virtualmente o procedimento, modele e fabrique com muito mais precisão as guias que vão orientar os cortes ósseos. Nos casos que exigem a substituição da estrutura óssea, o osso pode ser modelado e literalmente "impresso" em material biocompatível. A grande vantagem é que dá para prever com mais precisão como ficará o rosto do paciente após o procedimento.

Na implantodontia, o 3D permite planejar a disposição dos implantes e a necessidade de enxertos ósseos a partir da tomografia. Com o escaneamento é possível unir os exames e projetar guias cirúrgicas precisas, o que dá maior segurança e assertividade. "Se por exemplo, paciente tiver um escaneamento anterior e perder os dentes, as próteses poderão ser fresadas exatamente como os dentes originais", completa Henrique.

###

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade