PUBLICIDADE

Rumos dos negócios ambientais no Brasil

11 out 2017 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

Empreender no Brasil é uma atividade para poucos. A complexidade da legislação somada à desestruturação dos órgãos públicos afasta boa parte dos investidores. Lemos nos livros de história e vivenciamos no dia a dia que o Estado brasileiro, em muitos casos, não foi criado para funcionar.

Foto: DINO

De toda forma, há brasileiros nos setores público e privado interessados no desenvolvimento do país, na modernização da economia, na democratização dos serviços e na melhoria da qualidade de vida da população. E, cada vez mais, esses brasileiros têm feito a diferença.

Yuri Rugai Marinho, empreendedor e sócio fundador da ECCON Soluções Ambientais, uma empresa de consultoria ambiental, é um desses exemplos. Advogado com graduação e mestrado na Universidade de São Paulo, deixou uma das maiores bancas de advogados do Brasil para seguir o caminho do empreendedorismo.

Desde 2014, a empresa já desenvolveu mais de 100 projetos em 18 Estados do país. "Hoje, temos 50 clientes em nossa carteira. Alguns são empresas multinacionais, mas nos parece que a preocupação ambiental já faz parte da cultura do empresário nacional", anota Yuri Marinho.

Particularidades da consultoria ambiental

A área de consultoria ambiental tem bastante demanda porque qualquer negócio que envolva o uso ou a alteração de recursos naturais é passível de autorizações, registros e licenças. Não são poucos os casos de empresas ou obras, sejam elas de responsabilidade privada ou pública, que foram suspensos ou embargados por questões ambientais mal administradas.

A ECCON Soluções Ambientais também investe em projetos de inovação. Atualmente, a empresa está desenvolvendo uma plataforma online de auditorias chamada Auditoria no Brasil (www.auditorianobrasil.com.br). O acesso é gratuito e já foi realizado por centenas de usuários.

"Além de investir em projetos voltados ao público em geral, nós acreditamos no potencial do brasileiro. Em nossas comunicações nas mídias sociais, encorajamos os estudantes e profissionais do mercado a se aprofundarem nos temas ambientais e compartilharem seu conhecimento", relata o diretor da empresa.

Negócios ambientais

A empresa também contribui com o amadurecimento da mentalidade empreendedora circulando mensalmente uma carta de negócios ambientais que reflete as principais oportunidades que encontra no mercado, na legislação e nas normas técnicas dos órgãos ambientais.

Sediada em São Paulo, a ECCON tem se destacado no mercado de negócios ambientais do Brasil e de outros países. Yuri Rugai Marinho já foi convidado para participar em eventos no Canadá e México, onde pôde relatar a atuação da empresa e sua experiência pessoal.

Compensação ambiental e a formação de mercado

Em 2017, foi notório o crescimento do mercado de compensação ambiental e a empresa de consultoria registrou sua presença em operações de regularização, venda e compra de áreas. Atualmente, é parceira da Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da Votorantim S.A que administra o Legado das Águas, uma área de mais de 31.000 hectares - maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

O Legado, dentre outras atividades, possui diversas frentes de pesquisa voltadas à conservação da biodiversidade, desenvolve atividades de ecoturismo e estudo do meio, possui um viveiro para produção de mudar nativas e oferece áreas para fins de regularização de Reserva Legal a proprietários localizados no bioma Mata Atlântica.

"Convidamos nossos amigos, parceiros e clientes a nos visitarem e nos contatarem sempre que tiverem interesse em desenvolver negócios ambientais no Brasil. Certamente, estaremos em posição de contribuir", finaliza Yuri Rugai Marinho.

Website: http://www.ecconsolucoesambientais.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade