PUBLICIDADE

Rodrigo Terpins recebe o artista e ativista chinês - Ai WeiWei - em sua casa

1 mar 2018 - 20h43
Compartilhar
Exibir comentários

Na última segunda-feira, dia 26, o empresário Rodrigo Terpins - junto com sua esposa, Flávia Terpins - recebeu, em sua casa, em São Paulo, o artista plástico Chinês, designer arquitetônico, pintor e ativista social e político, Ai WeiWei. A ocasião foi o jantar da Associação Amigos Brasileiros do Israel Museum (AABIM) em torno de WeiWei.

Foto: DINO

No jantar realizado na casa de Rodrigo Terpins, Ai WeiWei estava acompanhado do curador e diretor de programação da Japan House, Marcello Dantas. No evento, o ativista chinês falou a respeito de suas obras e também sobre seu ativismo social.

O artista, atualmente, está com uma exposição no Israel Museum chamada Maybe Yes Maybe No - além de estar com suas atenções voltadas a um novo trabalho que está sendo desenvolvido na Bahia, uma exposição que será inaugurada em outubro na Oca do Parque do Ibirapuera, a maior de sua carreira. "Será equivalente a cinco exposições em museu. E é o Marcello [Marcello Dantas] quem está fazendo a curadoria", contou WeiWei.

O artista recebido por Rodrigo Terpins nasceu em 28 de agosto de 1957, em Pequim, capital chinesa e luta pela democracia e pelos direitos humanos na China. Suas críticas à postura do Governo chinês referente a esses dois temas já lhe renderam uma prisão domiciliar e, até, uma reclusão, durante três meses, em um lugar secreto.

WeiWei ganhou bastante visibilidade quando ajudou os arquitetos suíços Herzog & de Meuron, a construir o Estádio Nacional de Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008. Mas suas críticas relacionadas ao escândalo de corrupção das escolas de Sichuan - uma instalação escolar que foi destruída durante o terremoto de Sichuan de 2008 - também chamaram a atenção.

O pai do artista chinês também é conhecido - foi o famoso poeta chinês Ai Qing, nascido na província de Zhejiang, em 1910. No decorrer de sua carreira, Qing foi denunciado durante o movimento antidireitista e foi exilado em um campo de trabalho. Ai WeiWei tinha, nessa época, apenas um ano de idade e viveu desta forma até os seus 17 - quando voltaram para Pequim. Ai Qing morreu na capital chinesa, em 5 de maio de 1996.

A Maybe Yes Maybe No, por sua vez, é uma exposição que apresenta uma série de instalações que examinam as noções do único e da multidão e do relacionamento do indivíduo com sua cultura social mais ampla.

Associação Amigos Brasileiros do Israel Museum

A AABIM trata-se de uma entidade que reúne um grupo de pessoas interessadas no universo das artes, bem como, em fortalecer seu vínculo com o Estado de Israel, através do Israel Museum - maior instituição cultural do país, considerado, até mesmo, um dos museus de arte e arqueologia mais importantes do mundo.

O Museu representado pela Associação que esteve presente na casa Rodrigo Terpins foi fundado no ano de 1965 e está localizado na região central de Jerusalém. O Israel Museum abriga acervos enciclopédicos, contendo desde artefatos pré-históricos até obras de arte contemporânea. O local é um dos principais museus do mundo em artefatos arqueológicos - com destaque para os Pergaminhos do Mar Morto.

Website: http://www.rodrigoterpins.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade