PUBLICIDADE

Projeto "Rio From Above" documenta Rio de Janeiro em fotos aéreas

24 abr 2017 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

Uma parceria entre a Wiki Educação Brasil e o premiado fotógrafo brasiliense Diego Baravelli, com apoio do Comandante Nobre - passeios de helicóptero, promete apresentar as belezas naturais e urbanas do Rio de Janeiro por uma perspectiva única. O projeto de documentação intitulado "Rio From Above", de Diego Baravelli, apresenta cliques fotográficos da Cidade Maravilhosa, que serão publicados na plataforma Wikipédia, feitos do alto de um helicóptero, mostrando desde as áreas turísticas mais conhecidas até os locais pouco visitados do Rio de Janeiro.

Foto: DINO

Durante entrevista à Rádio Globo, o fotógrafo explicou que a ideia do projeto surgiu após receber o prêmio "Wiki Loves the Olympics - Rio 2016". "Eu já tinha muita coisa pronta de outros trabalhos, com fotos aéreas no Rio de Janeiro, e foi aí que surgiu a ideia do "Rio from Above", onde eu cedi as 65 primeiras imagens. Agora nós estamos em um processo de documentação real do Rio, junto com o Comandante Nobre e a Wiki Educação, onde a gente está colocando mapas e identificando o que falta de conteúdo para o Wikipédia, sobre o Rio de Janeiro, com fotografias aéreas".

As paisagens fotografadas são escolhidas a partir de um estudo realizado entre os idealizadores do projeto e o Comandante Nobre. Em entrevista à Rádio Band News FM, o coordenador de projetos do Grupo Week, Rodrigo de Pádua, afirmou que a ideia pode ser expandida para outras regiões futuramente. "Juntamente com o comandante, nós fizemos um estudo da carta com as rotas permitidas para voos de helicóptero na região metropolitana e a ideia é que a partir dessas rotas, e dos pontos de interesse da Wikipédia, nós possamos fazer a documentação aérea de toda a grande Rio e quem sabe, futuramente, expandir esse projeto para outras regiões".

As primeiras imagens já foram publicadas e podem ser vistas em mais de 200 artigos da Wikipédia, em diferentes idiomas. Quem visitar o acervo multimídia #RiofromAbove poderá ver os marcantes contrastes urbanos, entre regiões nobres e as famosas comunidades do Rio, além de belíssimas paisagens como a aterrissagem de tirar o fôlego no aeroporto Santos Dumont e as paradisíacas praias da região.

Com licenças livres, as fotos podem ser vistas neste link https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Rio_from_above

Para informações sobre passeios aéreos pelo Rio de Janeiro, viste a página do Comandante Nobre: www.comandantenobre.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade