Ozonioterapia é opção para tratar dor na coluna e outros males
Projeto de lei que regulamenta o uso do procedimento foi aprovado por unanimidade no Senado
Estudos realizados por especialistas em várias partes do mundo comprovam que a técnica traz benefícios para o paciente no tratamento de diversas doenças de origem Isquêmica, inflamatória e i/ou infecciosa. O ozônio medicinal em contato com o organismo melhora a oxigenação e a circulação sanguínea reduzindo dores e inflamações.
"A regulamentação da Ozonioterapia reduzirá o sofrimento e proporcionará maior qualidade de vida para as pessoas. pacientes que já tentaram diversos protocolos sem sucesso , encontram na Ozonioterapia a solução para a dor e para os anos de restrição", explica Maurício Martelletto, ortopedista e especialista em coluna.
O médico que é um estudioso da ozonioterapia considera a técnica excepcional para tratar doenças da coluna e diz que a regulamentação é importante para evitar erro na prática médica. "A aprovação da Ozonioterapia no Brasil, em âmbito nacional, é importantíssima. Ela vai permitir treinamento adequado e de excelência para os médicos e estimular que novos estudos sejam feitos. Imagino quanto ainda há para se descobrir sobre o assunto já que a técnica se mostra cada vez mais eficiente e multifuncional", explica Martelletto.
Uso da Ozonioterapia nos tratamentos da coluna
Existem vários estudos disponíveis que relacionam a Ozonioterapia ao tratamento de doenças da coluna. Um deles, por exemplo, mostra o alívio nos sintomas de até 86% em pacientes portadores de lombalgia causada por hérnia discal lombar. No tratamento proposto, a aplicação do ozônio ocorre quando se considera falho o tratamento conservador.
Dúvidas sobre ozonioterapia
- Como é feito o tratamento com ozônio?
A ozonioterapia é realizada por meio de injeções em pontos biologicamente ativos do organismo humano.
- Quais as doenças que a ozonioterapia pode tratar?
Embora a ozonioterapia não seja uma panacéia, alguns autores relatam que a ozonioterapia pode ser usada em mais de 180 tipos diferentes de patologias. O Referente a área de ortopedia e traumatologia, ela pode ser administrada nos casos de doenças da coluna vertebral, incluindo as hérnias de disco, e diversas síndromes dolorosas do aparelho locomotor como as tendinites, artroses, sinovites e entesites.
- Há contraindicações?
Sim, há contraindicações relativas a gravidez. É prudente não realizar a ozonioterapia em nenhum trimestre de gestação. Em casos de deficiência genética da enzima G6PD (glicose-6-phosfato) e em pacientes de anemia extrema a ozonioterapia medicinal não funciona, assim como em casos de hipertireoidismo descompensado.