Novo estúdio de tatuagem paulistano combina hostel, galeria e escola de arte em mesmo espaço
Aprender, expor, tatuar e, de quebra, se hospedar. Abre as portas em São Paulo um novo conceito de estúdio de tatuagem dedicado principalmente aos profissionais da área que buscam se aperfeiçoar e também expor sua arte para além do corpo das pessoas. O Hostel Tattoo, que fica localizado na Vila Madalena, reúne em um mesmo local uma galeria de arte voltada à exposição de trabalhos feitos por tatuadores, uma escola de artes, um hostel com estrutura para receber até 25 pessoas e, claro, um estúdio de tatuagem.
Depois do Shimada Tattoo e do Sampa Tattoo, dois estúdios de tatuagem bem-sucedidos na capital paulista, o Hostel Tattoo é o novo empreendimento de Yuri Murakami. "Nossa ideia foi atender esse público de uma forma bastante transversal. Não é só fazer uma tatuagem. Nós estamos falando também de uma arte que envolve toda a criação das tatuagens. As pessoas se interessam muito por isso, por conhecer trabalhos novos. E também querem se aperfeiçoar. E que tal fazer um curso de dois dias de duração e ainda pernoitar em um ambiente como este? Foi assim, nessa junção de boas ideias, que criamos o Hostel Tattoo", explica Murakami.
O conceito
Arte e inovação são palavras que fazem parte do vocabulário de Yuri Murakami, um dos sócios e idealizadores do Hostel Tattoo. Ele também é sócio do Shimada Tattoo, um estúdio de tatuagem oriental comandado pelo "Mestre: Shimada" no bairro mais oriental de São Paulo: a Liberdade; e do Sampa Tattoo, o primeiro estúdio formado apenas por tatuadoras, inaugurado no ano passado, dirigida pela talentosa Samantha Sam e que já conta com duas unidades: uma na Rua Augusta e outra no Itaim; além do Tattoo Truck, uma Kombi Safari lançada em agosto no Eataly no Design Weekend.
"O nosso objetivo dentro do plano traçado em 2014 era abrir o Hostel Tattoo em 2019, mas decidimos antecipar os investimentos", diz Yuri. O bom resultado dos estúdios e a oportunidade de investir na crise econômica foram motivos para a antecipação. "Mas o principal foi quando meu pai, que também é meu sócio, encontrou o imóvel na Rua Harmonia. Além do nome da rua - que gostamos muito -, o espaço já havia sido sede de uma entidade budista japonesa. Quando ele viu que a casa possuía duas cerejeiras e uma jovem jabuticabeira, decidiu que o Hostel Tattoo precisava ser ali", explica Yuri.
No Hostel, são dois sócios: um de origem japonesa e uma de origem brasileira.
Esta proposta inovadora de unir um estúdio de tatuagem a um hostel, uma escola e uma galeria de arte, além de proporcionar mais conforto e facilidade aos tatuadores convidados e clientes, tem também o objetivo de promover a tatuagem como arte e ajudar os tatuadores a se superarem cada vez mais.
Onde fica?
O Hostel Tattoo tem uma localização privilegiada na capital paulista. Fica na Rua Harmonia, 1235, a 150 metros da estação de metrô da Vila Madalena.
A estrutura
Num imóvel de quase 500 m2, a parte destinada ao hostel tem capacidade para receber 25 pessoas em seus quatro dormitórios. Todos os quartos possuem armários individuais, ar condicionado, tomadas na cama e wi-fi. O hotel tem salas de banho (masculino e feminino) separadas e quatro banheiros, além de uma sala de estar com sacada, cozinha comunitária, bar e área de serviços. Com uma decoração moderna e super charmosa, o salão principal é onde funcionam o estúdio e a galeria, além de possuir uma mesa de snooker e sofás aconchegantes para os clientes.
A Academia Tattoo, que será inaugurada no início de 2017, será um espaço voltado não apenas para Workshops de estilos e técnicas de tatuagem, mas também cursos de especialização com técnicas de arte, como por exemplo: a pintura sumiê, desenho criativo e outros cursos técnicos e artísticos. A estrutura completa conta com 10 mesas de desenho e é dotada de recursos tecnológicos com projeção de áudio e vídeo.
O time de artistas tatuadores
O Hostel Tattoo conta com cinco tatuadores fixos, jovens e talentosos - artistas que foram escolhidos por serem destaque em seus estilos. São eles:
James Oliveira, talentoso artista que trabalha no estilo de aquarela com desenhos fluidos e coloridos. É também especialista em tatuagens aquarela e monocromáticas.
Jorge Donegá é especialista nas tatuagens no estilo Blackwork, tatuagens marcantes e contrastadas com forte presença da cor preta.
Leonardo Fernandes é um jovem e talentoso tatuador, uma das grandes promessas do estúdio. Seu trabalho está atualmente focado em tatuagens no estilo Neo Tradicional, que é uma mistura do estilo tradicional com as cores do new school.
Sasha Pest é especializada em tatuagens feitas com a técnica handpoked, ou seja, sem o uso da máquina. Ela combina a tatuagem ponto a ponto com a força do cristal, criando tatuagens com desenhos minimalistas, florais, ornamentais e geométricos.
Tomekiti Goto tem o seu forte nas tatuagens orientais, que ele executa tanto utilizando máquinas de tatuagem convencionais, como também com a técnica Tebori - na qual a máquina é substituída por hastes de bambu.
Além disso, a proposta da casa é receber os melhores artistas tatuadores do Brasil e do mundo.
Sobre o Hostel Tattoo
Hostel Tattoo é um novo conceito de estúdio de tatuagem que chega a São Paulo pelas mãos do empreendedor Yuri Murakami, já consagrado na capital paulista por dois estúdios de tatuagem de sucesso: o Shimada Tattoo e do Sampa Tattoo. O Hostel Tattoo engloba em um mesmo espaço, além do já esperado estúdio de tatuagem, um hostel, uma galeria e uma escola de arte. Mais informações: www.hosteltattoo.com.br.