PUBLICIDADE

Mercado digital: os impactos na economia a partir de 2019

19 dez 2018 - 15h31
Compartilhar
Exibir comentários

Em toda transição de governo, pairam sobre os brasileiros inúmeras dúvidas quanto aos rumos que a nação seguirá. É fato que sempre há esperança e a expectativa de tempos melhores, principalmente, após o País viver a sua pior resseção. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, o primeiro trimestre de 2018 registrou 13,7 milhões de desempregados - um dos maiores índices da história do País. Em agosto passado, houve uma sutil melhora neste quadro, com 12,7 milhões de pessoas sem carteira assinada. Mas segundo o órgão de pesquisa, essa queda da taxa de desemprego foi puxada por vagas informais, ou seja, pelo trabalho por conta própria ou doméstico.

Foto: DINO / DINO

Outra pesquisa realizada pelo IBGE foi o fechamento de 341,6 mil empresas ao longo de três anos - 2013 a 2016 -, sendo o comércio o segmento mais afetado, com 262,3 mil. Por outro lado, algumas áreas registraram aumento no número de empresas, a exemplo do ramo de educação: foram 42,3 mil empresas a mais no mesmo período - uma alta de 32,6%. E, exatamente no setor de educação e informação que o mercado digital mais abriu oportunidades de trabalho.

Oportunidades e crescimento

O mercado digital é a área mais promissora para muitos brasileiros, pois tem espaço para todos. É um setor extremamente dinâmico e criativo. As regras de hoje, não serão as mesmas de amanhã; e ter uma estratégia digital é primordial para qualquer modelo de negócio, marca ou projeto.

Segundo a pesquisa Digital Adspend 2018, da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital no Brasil movimentou R$ 14,8 bilhões em 2017 e cresceu 25,4% em relação ao ano anterior. E por aqui, os investimentos em mídias digitais devem crescer 12% ao ano até 2021. Os números mostram que o segmento digital já representa um terço do total investido em publicidade no País e revelam a chegada de um dinheiro totalmente novo.

Com este mercado latente, o empreendedorismo nunca esteve tão em alta. Inúmeros brasileiros criaram oportunidades e saíram da crise por meio de negócios digitais altamente rentáveis e sólidos, engrossando a roda deste círculo virtuoso.

Compartilhar conhecimento tornou-se um negócio extremamente rentável. "Estamos na Era da informação. Nunca o conhecimento foi tão desejado e requisitado. Podemos pesquisar sobre qualquer assunto na internet e escolher entre as respostas encontradas. A informação está à disposição das pessoas em plena abundância", comentou o CEO & Founder da TurboMKT, Edson Moreira, que pontuou. "No passado, as grandes fortunas tinham uma origem em comum: a indústria. Hoje, presenciamos o surgimento de novos milionários no mercado digital, que utilizam do seu conhecimento para ajudar outros indivíduos. E eles são muito bem pagos para isso. E o período que eles mais cresceram? Na crise".

Segundo Moreira, uma pessoa que consume informação, sempre está em busca de outro produto; quanto melhor for o produto de informação adquirido, mais ávida por um novo produto essa pessoa ficará. Desta forma, é certo que o mercado digital continuará em franco crescimento em 2019. "Os empreendedores que enxergaram e entraram para esse negócio, estão abrindo postos de empregos e movimentando a economia. As tendências para este mercado no próximo ano já foram divulgadas, e dentro de um setor tão dinâmico, é preciso estar atentos às transformações e ter sempre criatividade. Inovação e será a palavra de ordem", encerrou Edson.

Website: https://www.turbomkt.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade