PUBLICIDADE

Empresas do agronegócio devem apostar em CRMs especialistas no agro, aponta consultor

9 fev 2018 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

Novidade para muitos, sigla já bem conhecida para outros, CRM significa "Customer Relationship Management", ou "Gestão do Relacionamento com Clientes". Apesar de ser muito mais do que apenas um software, o termo CRM é utilizado para o gerenciamento de sistemas integrados com foco no cliente. Muitos desconhecem de sua versatilidade, mas o CRM pode ser implementado em diversos setores de negócios que movem as relações comerciais. Uma dessas áreas é o agronegócio, forte atividade econômica brasileira que é muito receptiva ao aperfeiçoamento de gestão.

Foto: DINO

Muitos gestores acreditam ser suficiente que se tenha uma boa gestão de receitas, custos e resultados, um fluxo de caixa bem sintonizado com orçamento, o gerenciamento de seu estoque com excelência e um bom planejamento tributário. E, de fato, isso tudo é muito positivo e necessário. Mas, tão importante quanto gerenciar essas variáveis de negócio, é estar municiado de informações sobre o seu mercado, que permitam à empresa planejar seu futuro, formular estratégias para adequar-se às necessidades de seus clientes. E para o agronegócio, qualquer CRM serve para esse objetivo?

"Definitivamente, não!", é a resposta de José Alexandre Loyola, Consultor Especialista em CRM - CEO da R2M Consultoria em Gestão de Vendas e Marketing. Segundo ele, a atividade do agronegócio possui uma série de particularidades, que não seriam bem atendidas por CRMs tidos como "generalistas", ou seja, que atendem diversas áreas de negócio diferentes.

"A forma como é feito o atendimento ao cliente no agronegócio é muito particular ao segmento, cada cliente é único, apresentam potenciais e necessidades muito específicas, logo é preciso conhecer as particularidades individuais: tamanho da propriedade, atividades produtivas, culturas, etc. É preciso controlar a efetividade das visitas técnicas, realizar planos de cultivo, acompanhamento do desenvolvimento da safra, registro de ocorrências, enfim, uma série de informações sobre cada produtor, de forma que se possa mapear o potencial de produção e de consumo de insumos de cada um deles.", diz Loyola.

"Isto é fundamental, pois, conhecendo profundamente as especificidades e características de cada um dos produtores da região de atuação, é possível que as empresas desenvolvam estratégias para o acesso ao mercado, levando ofertas muito mais aderentes às reais necessidades dos clientes. Optar por uma solução genérica fará com que os custos e os prazos de implantação sejam muito maiores, dado o volume de adequações, podendo não se atingir o propósito da implantação do CRM, frustrando expectativas no fim do projeto", completa.

Outra situação bastante comum no meio agro, apontada pelo especialista, é a dinâmica do profissional agrônomo no mercado: ele está há um bom tempo em sua empresa, conhece tudo o que acontece nas propriedades de sua carteira de clientes, e resolve buscar uma nova oportunidade profissional. Todo aquele conhecimento, histórico de atendimentos, contatos e relacionamento, tudo vai embora juntamente com o técnico. "Utilizando um CRM especialista no agronegócio, dados importantes - o que cada talhão de cada propriedade está produzindo e consumindo, qual é o histórico de negociações e o resultado de cada tipo de insumo aplicado em cada talhão, por exemplo - ficam registrados e, mesmo que a sua equipe passe por mudanças, os novos profissionais terão todas as informações necessárias para dar continuidade a um ótimo trabalho de atendimento.", explica.

Loyola finaliza dizendo que apostar em CRM e gerenciar o relacionamento com o mercado traz várias vantagens para as empresas, que passam a entender que quem manda, no fim das contas, é o cliente. Estar sensível e preparado para ouvir o que o cliente diz é uma arte, e as empresas que assumem esta postura tem muito mais chances de prosperar no mercado.

Uma das empresas que confiam nessa visão é o Grupo Sinagro, que atua desde 2001 nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia, com a distribuição de insumos, sementes e operações de trade. O Grupo Sinagro optou por implementar seu projeto de CRM com uma ferramenta 100% voltada ao agronegócio brasileiro, e encontrou o que procurava no Clover CRM, da paranaense Datacoper. Nas palavras do diretor comercial da Datacoper, Adriano Stradiotto, "a opção da Sinagro pelo Clover CRM deve-se, principalmente, pela nossa natural especialidade no agronegócio. Os prazos de implementação e os custos de customização foram bem vantajosos, e a expectativa de sucesso do grupo é muito grande.".

"Seguindo seu arrojado planejamento de expansão comercial, o Grupo Sinagro está investindo em uma solução de CRM que fala a língua do agronegócio brasileiro, e temos certeza de que isso fará toda a diferença para o sucesso desse projeto", completa Adriano.

Website: http://www.datacoper.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade