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Empresário artístico: peça fundamental na milionária indústria da música

Claro que muitos cantores administram sua própria carreira, mas, certamente, não entraram para o mainstream sozinhos.

28 ago 2018 - 12h53
(atualizado em 29/8/2018 às 07h34)
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O mundo da música é milionário. Para se ter uma ideia de como este mercado é promissor e não para de crescer é só olhar os números. Recentemente, a Pro-Música Brasil, entidade que representa a indústria fonográfica brasileira, divulgou seu relatório, com dados de 2017, que apontam para um crescimento sustentado no mercado de música brasileira. As receitas geradas por todos os setores avaliados - vendas físicas, streaming e outras modalidades digitais, execução pública e sincronização tiveram um salto de 17,9%, para uma receita de US$ 295,8 milhões, que coloca o país em nono lugar no ranking global.   

Foto: Duh Marinho / DINO

Uma boa fatia deste bolo, certamente, ficou com os escritórios que administram as carreiras das estrelas. Para se ter uma ideia, dependendo do contrato os empresários ganham até mais que os seus artistas.  Apesar disso, o sonho da maioria dos cantores, modelos e atores é ter um bom agente. Pois não adianta um artista ter talento se não tiver  quem faça sua música virar hit, o coloque na mídia e venda seus shows. Ou seja, faça "ele acontecer". 

O sucesso da maioria dos cantores é fruto de investimentos financeiros pesados. Escritórios artísticos investem verdadeiras fortunas em artistas com a esperança de encontrar um novo ídolo. Muitos, depois que alcançam o sucesso, passam a gerir sua carreira. 

Mas apesar de ser um bom negócio, ser empresário artístico não é fácil. Darlin Ferratry, que atualmente administra a carreira da cantora Lexa, do cantor Cacau Junior e da modelo Wenny Isa, afirma que as responsabilidades de ser um empresária são gigantes.

"São muitos funcionários envolvidos. Geramos muitos empregos. E, além disso, mexemos com sonhos daquela menina ou menino que sonha em um dia ser uma cantora ou cantor de sucesso ao ir nos shows e a imaginar ali naquele lugar", afirma a profissional que está neste mundo musical desde 2005.

Para ela o  empresário precisa ter contatos , amigos , acreditar e amar o artista para quem trabalha.

"Esse é o ponto de partida. Porque o empresário passará a viver a vida do artista e precisa ser sempre honesto nos contratos do artista que representa mantendo-o sempre informado de tudo", finaliza. 

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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