Mais três mortos em ataque dos EUA contra suposta embarcação de drogas no Pacífico
Nova operação eleva para quase 150 o saldo de mortos na campanha antidrogas de Trump
Três pessoas morreram no novo ataque do exército dos Estados Unidos contra uma suposta embarcação que transportava drogas no leste do Oceano Pacífico, informou o Comando Sul das forças armadas americanas em nota na noite desta sexta-feira, 20. A investida eleva para 148 o número de mortos na campanha de Washington na região.
A imagem do momento do ataque divulgada pela força mostra a vista aérea do barco, que estava parado quando foi atingido. Uma grande bola de fumaça sobe após o bombardeio; é possível ver a embarcação em chamas.
On Feb. 20, at the direction of #SOUTHCOM commander Gen. Francis L. Donovan, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by Designated Terrorist Organizations. Intelligence confirmed the vessel was transiting along known… pic.twitter.com/PzWQFfNgHm
— U.S. Southern Command (@Southcom) February 21, 2026
Em nota, a força diz que executou "um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por Organizações Terroristas Designadas", termo usado por Washington para se referir a cartéis de drogas.
"Três narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante esta ação", acrescentou o SOUTHCOM.
Os Estados Unidos atacam embarcações suspeitas de tráfico de drogas desde o início de setembro no Caribe; posteriormente, o país deu início à investidas leste do Pacífico. Desde então, as 48 operações deixaram ao menos 148 mortos.
O governo Trump afirma estar em guerra contra supostos "narcoterroristas" que operam na América Latina, mas, até o momento, não apresentou provas de que as embarcações atingidas estavam envolvidas com o tráfico de drogas, o que provoca questionamentos sobre a legalidade das operações. /AFP