Trump retirará Vietnã da lista de países com acesso restrito à tecnologia dos EUA, diz Hanói
Informação foi divulgada um dia após o encontro do americano com o vietnamita na Casa Branca
O presidente Donald Trump informou ao secretário-geral do Vietnã, To Lam, que vai solicitar às agências competentes que retirem o país asiático da lista de nações com acesso restrito às tecnologias avançadas dos Estados Unidos, anunciou Hanói neste sábado, 21.
Na sexta, 20, na Casa Branca, Trump e Lam se encontraram pessoalmente pela primeira vez após o vietnamita participar da reunião inaugural do Conselho da Paz. No mesmo dia, a Suprema Corte americana derrubou as tarifas globais impostas pelo presidente em abril do ano passado, ação que fez Trump aprovar uma tarifa de 10% a todos os países apenas algumas horas depois.
Antes da derrubada, no entanto, os dois países já discutiam acordos comerciais. Nesta semana, três companhias aéreas vietnamitas anunciaram compras no valor de quase US$ 37 bilhões em uma série de contratos assinados com empresas aeroespaciais americanas.
Quando Trump anunciou as chamadas "tarifas recíprocas" no "Dia da Libertação", o Vietnã era o terceiro maior superávit comercial dos EUA, depois da China e do México, além de estar sujeito a algumas das tarifas mais altas do republicano.
Em julho, Hanói conquistou uma redução de mais de 40% das tarifas para um mínimo de 20% em troca da abertura do mercado nacional para produtos americanos, incluindo automóveis. /AFP