PUBLICIDADE

Colégio Visconde de Porto Seguro promove exposição Viagem de Spix e Martius pelo Brasil

30 mai 2018 - 19h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Colégio Visconde de Porto Seguro anuncia a abertura da exposição itinerante Viagem de Spix e Martius pelo Brasil. A exposição ficará aberta ao público de 24 de maio a 28 de junho, no Instituto Martius-Staden. Após esse período, a obra itinerante seguirá viagem pelo Brasil.

Foto: DINO

Ao visitar a exposição, o público poderá conhecer mais sobre a história do Brasil de 200 anos atrás. Tudo sob a ótica dos naturalistas Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius, que chegaram em 1817 ao Rio de Janeiro na comitiva da princesa Leopoldina, então noiva de D. Pedro I. Acompanhados de artistas e assistentes, eles partiram para uma expedição do Rio de Janeiro à Amazônia, que durou três anos. Durante os quatro mil quilômetros percorridos, Spix e Martius coletaram dezenas de milhares de amostras de plantas, animais, artefatos e anotações que foram usados para estudos que revelaram a riqueza natural e cultural do Brasil.

Como parte da celebração dos 200 anos da expedição de Spix e Martius, o diretor do Instituto Martius-Staden, Eckhard Kupfer, ao lado de pesquisadores convidados e de uma equipe de filmagem, começou a refazer parte do percurso original dos cientistas europeus pelo interior do país. O grupo já passou, em 2017, por Minas Gerais (incluindo as cidades de Ouro Preto, Diamantina, Mariana e Serro), e no primeiro semestre deste ano, pelo sertão da Bahia (fazendo a travessia da caatinga, e passando por Salvador, Monte Santo, Uauá e Canudos). As próximas etapas serão o sertão de Minas Gerais e o Amazonas. Os registros das viagens darão origem a um documentário que trará o resgate da memória e a reflexão sobre o desenvolvimento ecológico do Brasil. Um teaser com o material da primeira parte da viagem pode ser conferido nesse link.

A exposição tem curadoria dos professores Karen Macknow Lisboa e Willi Bolle, com realização do Instituto Martius-Staden e do Colégio Visconde de Porto Seguro.

ANOTE NA AGENDA

Viagem de Spix e Martius pelo Brasil

Data: 24.05 a 29.06

Horário: 11h às 16h

Local: Instituto Martius-Staden - Rua Itapaiúna, 1355 - Panamby - São Paulo

Informações: (11) 3747-9222 / www.martiusstaden.org.br

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de "Exzellente Deutsche Auslandsschule", do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com ótima infraestrutura para o desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 50 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. Sua comunidade escolar é composta por 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, nos três Câmpus: Morumbi, Panamby e Valinhos. Site: www.portoseguro.org.br.

Além disso, o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com projeto social, a Escola da Comunidade. Fundado em 1966, o projeto social atravessou anos modificando futuros e concedendo a jovens e adultos novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida. Após 52 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em duas unidades, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

PLANIN - Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio e equipe - Tel.: (11) 2138-8900

Contatos: portoseguro@planin.com

Equipe: (11) 2138-8930

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade