PUBLICIDADE

Artes marciais para crianças: principais vantagens

A prática das artes marciais é um excelente meio para aprimorar a coordenação motora e flexibilidade das crianças.

4 out 2018 - 18h34
Compartilhar
Exibir comentários

Meu filho quer treinar artes marciais, será que é seguro? É violento? Quais são os benefícios da prática marcial para crianças? São tantas questões que muitas vezes acabam impedindo os pais de colocarem seus filhos para praticar uma arte marcial.

Foto: DINO / DINO

Para auxiliar, vamos desmistificar a ideia de que as artes marciais são violentas, apresentar os principais benefícios e como escolher o melhor lugar para seu filho treinar.

O mito da violência nas artes marciais

Existe uma ideia bastante equivocada de que praticar este tipo de atividade é sinônimo de se machucar ou se lesionar. Por isso, é comum que algumas pessoas relacionem as práticas com a violência. Pelo contrário, as artes marciais possuem regras muito claras e pregam o princípio da não-violência. Desde que a arte marcial seja realizada em um local seguro e com supervisão adequada de profissionais gabaritados, ao esporte não oferece riscos.

Além disso, um dos grandes benefícios das artes marciais para crianças está na diminuição e controle da agressividade. Existem também outros benefícios, tais como:

Desenvolvimento físico e mental

A prática das artes marciais é um excelente meio para aprimorar a coordenação motora e flexibilidade das crianças. Além disso, artes como o Judô ou Karatê, contribuem para a evolução do condicionamento físico e aumento da resistência, melhora dos reflexos e da mobilidade das articulações e fortalecimento do sistema imunológico infantil.

É possível notar o aumento da concentração, foco, autoestima e autoconfiança dos pequenos.

Aprendizagem de valores

Pelo fato de estarem recheadas de conteúdos filosóficos e códigos de ética, a prática das artes marciais pode ajudar às crianças a desenvolverem valores éticos e morais por meio das experiências que ocorrem no tatame.

Elas podem contribuir para desenvolver o respeito, a disciplina, paciência, etc., desde que o treino também tenha como objetivo a formação de um sujeito preparado lidar com as adversidades.

Como escolher o local para treinar

É importante que os pais fiquem atentos a algumas sugestões antes de optar por algum lugar:

- Verifique as competências e habilidades do professor;

- Observe se o professor ou mestre sabe lidar com crianças;

- Analise se o treino é lúdico e pedagógico;

- Veja se o local incentiva a cooperação em grupo ou foca apenas em competição;

- Constate se a estrutura do espaço é adequada para crianças.

Desde que a escolha seja feita com cuidado e atenção, a prática de artes marciais pode trazer inúmeras experiências positivas para a criança.

Para quem deseja colocar o filho para treinar um desses esportes, o Santa Mônica Clube de Campo é o lugar ideal! O Clube dispõe de modalidades como o Judô - arte marcial japonesa focada em projeções e quedas e que promove equilíbrio, força e coordenação motora; e o Karatê - arte marcial de origem japonesa que, além de defesa pessoal, possui valores como disciplina, humildade e respeito.

Conheça mais, acesse https://www.santamonica.rec.br/esportes/karate/

Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/karate/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade