PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

A maior Indústria 4.0 do Brasil teve investimento de 500 milhões

27 jun 2018 - 10h23
(atualizado em 29/6/2018 às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A marca de automóveis foi a primeira no ramo a inaugurar uma linha de montagem desse porte no Brasil, e assim, mais uma vez, a marca revoluciona a história da indústria 4.0 automobilística brasileira. Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina se mostra empolgado por ter levado a cabo um projeto tão ambicioso, mas que tantos benefícios trouxe para a empresa e para os seus colaboradores. "Tudo isso está programado dentro do investimento de R$ 2,4 bilhões que anunciamos recentemente para os próximos cinco anos, até 2022" - diz o presidente.

Foto: DINO

Na Mercedes-Benz do Brasil, já se tornou uma realidade a tecnologia digital, os dados na nuvem, a hiperconectividade e a Internet das Coisas. Agora, os colaboradores da linha de produção estão no comando das tecnologias. É isso que permite que a marca oferece altos padrões de qualidade, mais também de produtividade.

App móvel permite detectar 
falhas na hora com acompanhamento 
de 100% da produção na linha

Uma das maiores inovações se prende com um app móvel que permite um acompanhamento de 100% da produção da linha de caminhões através do celular. O app tem uma interface com as mais diversas áreas de São Bernardo do Campo e também Juiz de Fora. Futuramente terá ainda com todas as fábricas de caminhões do Grupo Daimler.

Segundo Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz no Brasil, "Todos os dados gerados pelo aplicativo e por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e os AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículos Guiados Automaticamente), estão sendo armazenados na nuvem com a inteligência do Big Data. Através desses dados, utilizando de recursos Analytics, podemos monitorar a qualidade de todos os nossos produtos, detectar qualquer falha e até casar as informações de Vendas com nossos sistemas de produção para flexibilizar cada vez mais nosso mix de produtos".

As novas empilhadeiras com câmeras orientam a movimentação, e os sensores nas prateleiras de estoque monitoram a entrada e saída dos materiais, gerando um grande benefício para a logística de peças.

Contam com mais de 60 AGV's para essa linha de montagem de caminhões, mais de 40 monitores e mais de 100 apertadeiras eletrônicas.

Os veículos autoguiados (AGV) tem a função de carregar e transportar materiais pelo interior da fábrica, depósitos e áreas de carregamento. Todos os AGV's utilizados pela Mercedes-Benz foram fornecidos pela empresa SINOVA que participou durante todo o processo, desde o seu planejamento até sua implantação.

Uma das mais modernas 
fábricas de caminhão do mundo

Desde 2015 quando iniciaram a implementação da fábrica de São Bernardo do Campo, com a construção de um prédio novo para a montagem de caminhões leves e pesados a Sinova participou da concepção do projeto de logística de peças com veículos autoguiados de nova geração com uma tecnologia moderna, inteligente e integrada.

Essa nova linha de montagem já apresentou ganhos para a Mercedes-Benz. Atualmente ela já é 15% mais eficiente no que toca à produção. Na logística, alcançaram um ganho de eficiência de 20%, tendo reduzido os armazéns de peças para 6 (antes eram 53), aumentado o percentual de entrega de peças diretas na linha para 45%, e reduzindo o armazenamento de componentes para um máximo de 3 dias (antes 10).

Estes dados traduzem bem uma maior eficiência e agilidade, que claramente melhorou as margens de lucro para a empresa.

Os veículos autoguiados fabricados pela Sinova estão operando em toda a fábrica

A Sinova contribuiu com mais de 300 AGV's na MERCEDES-BENZ, as linhas estão conectadas por veículos autoguiados, que levam e buscam os materiais entre elas. Todos os veículos autoguiados atendem a norma NR-12. Para garantir que o seu produto estivesse 100% seguro, a SINOVA esteve presente em todos os fóruns de segurança.

Para garantir que o seus AGVs fossem 100% seguros, a Sinova participou de todos os fóruns de segurança. Evandro Ferreira, Gerente de qualidade e processos da Sinova, dá relevância à alta qualidade dos produtos oferecidos pela empresa. "Além de fornecemos um equipamento altamente tecnológico, nos atentamos muito à qualidade do produto, tanto é que temos equipamentos em pleno funcionamento desde 2006".

A Sinova também se destaca pelo fornecimento dos produtos customizados, pois são elaborados de acordo com a necessidade dos clientes. "Cada AGV desenvolvido pela empresa vai de encontro com a segurança e conforto do próprio operador", garante Evandro Ferreira que complementa: "desenvolvemos cada AGV de forma a que o equipamento seja atencioso com o operador, e com isso se torne um item indispensável na rotina dele."

Existe um sistema de gerenciamento central (inteligência) que faz a leitura on-line, e busca sempre atender o melhor tempo para produção. Tanto que a implementação deste sistema permitiu uma redução no tempo de montagem de um caminhão em 15%. Enquanto antes demorava 100 horas a ser montado, com a indústria 4.0 são necessárias apenas 85 horas.

Houve também uma melhoria na entrega de peças diretas na linha, passando de 20% para 45%. Além disso, esse sistema permitiu reduzir a quantidade de armazéns de peças de 53 para apenas 6, assim como o armazenamento de componentes para um máximo de 3 dias (eram 10). Com o sistema novo de construção de Caminhões e na linha do Trim da Mercedes em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, uma nova forma de produzir foi inaugurada.

O sistema AGV Sinova gerou uma redução de 20% na logística, redução de 15% do tempo de montagem, além de melhorar a ergonomia, a segurança e consequentemente qualidade dos produtos produzidos. Se sua indústria está evoluindo e precisa implantar veículos autoguiados entre em contato com a Sinova para utilizar a solução de veículos autoguiados em seu projeto. +55 11 5677-3919.

Website: http://www.sinova.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade