Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Daniel Balaban lança livro infantil em Brasília

O diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU lançou o livro "Ubuntu, Ubun... ele, Ubun... nós!", no dia 13 de março; livro infantil fala sobre o valor da coletividade

18 mar 2024 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários

Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas no Brasil) - WFP, organização vencedora do Prêmio Nobel da Paz, lança um livro infantil sobre o valor da coletividade. "Ubuntu, Ubun... ele, Ubun... nós!". O lançamento foi realizado pela Colli Books Editora no dia 13 de março, às 18h30, na Livraria Leitura Conjunto Nacional, em Brasília (DF).

Foto: Image by brgfx on Freepik / DINO

Com ilustrações do artista André Cirino, em "Ubuntu, Ubun... ele, Ubun... nós!", o escritor usa a filosofia africana para propor um mundo mais solidário. Ubuntu é uma filosofia originária dos povos bantu, da África, que significa "eu sou porque nós somos."

Segundo Balaban, a inspiração para o livro surgiu durante uma viagem à África. Os personagens, as crianças Laurinha e Ayo, refletem sobre os problemas do mundo, como fome e guerras, dentre outras injustiças, trazendo mensagens e aprendizados no decorrer da história. 

"Vivemos um momento em que as pessoas estão cada vez mais egocêntricas, solitárias e tristes. Ao meu ver, a solução é voltarmos a pensar no coletivo", afirma. 

Para o autor, o mundo está em um caminho perigoso e as novas gerações têm um papel fundamental para resgatar a verdadeira essência da vida em sociedade.  "Quando crianças, brincamos juntos, independentemente de raça, credo ou posição social. Quando a criança passa a receber a influência da sociedade, começa a se afastar e ganha contornos cada vez mais individualistas", reflete.

Balaban observa que as crianças ouvem cotidianamente frases como "Você não é igual aos outros", "você tem que ser o melhor", "a vida não é fácil" e "você tem que vencer". Para ele, esses "mantras" começam a fazer parte do dia a dia dos pequenos, e aí começa o desafio. "Criamos novos 'gladiadores' ao invés de criarmos seres humanos para amar e respeitar o próximo, se ajudar, trabalhar em conjunto e em sociedade, visando o bem comum", aponta.  

Nesse panorama, o escritor acredita que a disseminação da filosofia Ubuntu pode resgatar a ideia da importância do coletivo, de que "o bem-estar do próximo é importante para o meu bem-estar". 

Livro aborda questão da fome no planeta

Com 56 páginas, "Ubuntu, Ubun... ele, Ubun... nós!" também aborda uma questão que o Balaban enfrenta na "vida real", como diretor da ONU: a incoerência das nações priorizarem gastos com guerras, enquanto milhares de pessoas morrem de fome em todo o mundo. 

Com efeito, mais de 700 milhões de seres humanos passam fome em todo o planeta, o que equivale a quase 10% da população mundial, como aponta a mais recente edição do relatório sobre o "Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo", elaborado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) em conjunto com outros organismos do sistema da ONU, como a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a pesquisa, são 120 milhões de pessoas a mais com fome em todo o mundo, em comparação com 2019, antes da pandemia de Covid-19. Ainda de acordo com o estudo, o quadro geral de insegurança alimentar atinge quase 2,5 bilhões de indivíduos, cerca de um terço dos habitantes do globo.

"Destinamos trilhões para matarmos e destruir uns aos outros e não temos recursos para alimentar nossos semelhantes que estão passando fome? Ainda há tempo para mudarmos esse quadro", afirma Balaban, que espera que a obra incentive o amor, a paz e a fraternidade.

"O planeta está convergindo para esse momento em que precisaremos de união e trabalho conjunto para vivermos em uma sociedade mais harmônica e sem extremos. Apesar das muitas guerras e conflitos que ainda persistem, é crescente o número de pessoas despertando para essa nova realidade original: do amor e respeito ao próximo. Foi com esse intuito que fomos criados e é com essa vibração que vamos evoluir", pondera.

Para mais informações, basta acessar: 

https://www.collibooksloja.com/ensino-fundamental-ii/ubuntu-ubuntu-ubun-ele-ubun-nos

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade