Curso ABC do Autismo: mais que uma terapia tradicional
O curso ABC do Autismo foi criado pela pedagoga Elaine Oliveira (formada pela Universidade Fundação Santo André, com cursos complementares em Psicologia da Educação, Introdução a Psicopedagogia, Bullying e Educação Especial). Ele aborda de forma completa o autismo, ensinando técnicas e ferramentas educacionais inovadoras que estimulam crianças e adolescentes autistas, tornando-as mais independentes e com uma melhor qualidade de vida.
O curso ABC do Autismo foi inspirado em cursos internacionais, e baseia-se na aceitação da pessoa com autismo, associada a uma atitude positiva e no entendimento que a capacidade da socialização da criança autista é a chave fundamental para uma melhor qualidade de vida. Ele foi feito especialmente para mães e pais que querem ajudar no tratamento tradicional de seus filhos ou para pais que possuem poucos recursos e ainda não começaram um tratamento. Também pode ser feito por profissionais da saúde que possuem interesse no assunto.
Alguns pontos importantes tratados no curso são: informações básicas sobre a condição, como: o que é o autismo, quais as causas e tratamentos, quais as principais dificuldades dos autistas, quais os principais problemas sensórias; e brincadeiras motivacionais pra estimular a integração social, contato visual, comunicação, flexibilidade, quebra de rotina, imaginação, coordenação motora, controle da agressividade, entre outras dificuldades comuns do espectro autista.
O curso ainda possui outras vantagens como palestras adicionais ministradas por nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais; grupo online em rede social com psicóloga para apoio a pais e mães; visualização posterior dos vídeos fornecidos (curso totalmente online, podendo ser assistido a qualquer dia e horário), garantia de 30 dias, entre outras vantagens.
O curso mostra claramente que pais e familiares são super importantes no desenvolvimento dos filhos autistas e a estimulação diária feita por eles também. Toda criança tem uma potencialidade e se ela for estimulada da maneira correta, poderá aprender cada vez mais, tendo consequentemente uma qualidade de vida melhor.