Cratera volta a se abrir na BR-277, no Orleans: 'Quatro meses desse buraco e ninguém resolve nada'
Desde dezembro de 2023 quem passa pela BR-277, no Orleans, em Curitiba, precisa estar atento: uma cratera se formou no...
Desde dezembro de 2023 quem passa pela BR-277, no Orleans, em Curitiba, precisa estar atento: uma cratera se formou no local, no trecho que passa pelo quilômetro 98 da rodovia, em frente ao antigo Café Damasco. O buraco começa no acostamento e atinge até mesmo parte da faixa de acesso da via.
Neste final de semana, voltou o tema ao foco, pois o buraco voltou a se abrir. Na noite de domingo (14), por exemplo, motoristas acabaram prejudicados no local. Já nesta segunda-feira (15), a concessionária responsável pelo trecho afirmou que está tomando medidas para resolver o problema. Veja o vídeo abaixo.
Monitorada há mais de quatro meses, a cratera começou até pequena, em 11 de dezembro, mas avançou para a pista de rolamento. Em vários momentos, carros chegaram a sofrer danos em razão do problema.
Em fevereiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fez um trabalho emergencial e asfaltou o buraco. A manutenção, porém, não foi suficiente, pois a cratera voltou a abrir dias depois.
Neste domingo, um vídeo feito por uma pessoa que passava pela região mostrou que vários veículos estavam parados logo à frente do buraco. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estava no local.
"Chegando de viagem e esse buraco, que já faz quatro meses que está aqui, olha a quantidade de carros que se ferrou nele. Seis carros. Quatro meses desse buraco e ninguém resolve nada, presentão chegar de viagem assim em Curitiba"
disse a passageira de um carro.
O vídeo viralizou e mostra as pessoas paradas e pelo menos um dos motoristas trocando o pneu, pois havia furado ao passar sem perceber pelo buraco. Pela manhã, a equipe da Banda B esteve no local e viu que motoristas colocaram um galho para sinalizar.
Veja o vídeo da cratera na BR-277:
Concessionária sinaliza local
Em nota, a Via Araucária, concessionária que assumiu o trecho desde 28 de fevereiro, informou que, desde que assumiu a concessão do lote 1, tem realizado intervenções corretivas para resguardar a segurança dos usuários que trafegam na altura do km 98 da BR-277.
"A concessionária enfatiza que o projeto para solucionar o problema de forma definitiva está em fase de conclusão e que, inclusive, a metodologia executiva está praticamente definida".
Segundo a concessionária, o trabalho está sendo feito em conjunto com os técnicos da Prefeitura de Curitiba para a solução do problema, pois há uma interface com a macrodrenagem urbana, para tratar desta erosão.
Sobre a sinalização, a colocação dos cones foi realizada desde às 23h de domingo, para que os motoristas pudessem diminuir a velocidade ao passar no local.
"Neste momento, a Via Araucária está providenciando a interdição da faixa 2, sentido decrescente. Durante a noite, não era possível fazer esse manejo por conta do grande volume de chuva e existia a possibilidade dos cones serem arrastados até a pista, o que poderia causar acidentes".