PUBLICIDADE

Coronavírus

Rio inaugura primeiro hospital de campanha

Dos 200 leitos previstos na unidade da zona sul carioca, 30 serão abertos neste sábado

25 abr 2020 - 15h22
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Sem leitos de UTI nas unidades estaduais de Saúde, o Rio inaugura neste sábado, 25, o primeiro hospital de campanha dentre os oito anunciados pelo governo para conter a pandemia do novo coronavírus. Construído no Leblon, na zona sul, a unidade abre hoje 30 leitos, sendo dez de UTI. Mais vagas serão disponibilizadas aos poucos, até chegar a 200 - divididos igualmente entre UTI e enfermaria.

Com rede estadual sobrecarregada, Rio inaugura primeiro hospital de campanha 
Com rede estadual sobrecarregada, Rio inaugura primeiro hospital de campanha
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro/Divulgação / Estadão Conteúdo

O hospital do Leblon foi concebido e financiado pela iniciativa privada, mas vai atuar à disposição do sistema público. O projeto é da Rede D'Or, que também comandará as operações. A previsão é de que os primeiros pacientes da covid-19 cheguem ao local às 18 horas.

"A abertura dos hospitais de campanha vai nos possibilitar diminuir a pressão no nosso sistema de saúde. Com o tempo e a certeza de que não estaremos colocando vidas em risco, poderemos ter a volta gradual e regionalizada das atividades que hoje estão suspensas", afirmou o governador Wilson Witzel.

Quando anunciados, todos os hospitais de campanha tinham previsão de entrega para o dia 30 deste mês. Com exceção desse do Leblon, todos vão atrasar. O próximo a ser inaugurado, nos primeiros dias de maio, é o do Maracanã, na zona norte. Maior unidade planejada pelo Estado, ele vai ter 400 leitos. Os demais hospitais serão inaugurados ao longo de maio, de acordo com a demanda de cada região.

Atualmente, o único hospital estadual do Rio com leitos de UTI disponíveis é o Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, Sul do Estado. No total, a taxa de ocupação da rede controlada pelo governo é de mais de 80% nos leitos para pacientes com quadros mais graves.

Segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na sexta, o Rio tem 6.282 casos confirmados da covid-19, com 570 mortes.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade