Pergunte ao especialista: como aliviar a azia?
Segundo o gastroenterologista Tomas Navarro, mudanças de hábitos podem ajudar a resolver o problema
Gostaria de saber técnicas para melhorar minha azia. Existem alimentos que eu não deveria comer?
Marcos Perez, Santa Catarina
Responde Tomas Navarro Rodriguez, gastroenterologista e professor da pós-graduação na área de Gastroenterologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Existem algumas coisas que podemos fazer para melhorar da azia. Vários trabalhos mostram que evitar refeições gordurosas, por exemplo, pode superar o sintoma. Também é melhor ficar longe de bebidas carbonatadas (como refrigerantes), além de bebidas alcoólicas e cafeinadas.
As frutas cítricas nem sempre precisam ser retiradas da dieta. Mas é importante observar como é a resposta do seu organismo a elas. Se determinada fruta desencadeia o sintoma, é melhor deixar de consumi-la.
Prefira comer em menor quantidade. Alguns trabalhos mostram que comidas proteicas e uma dieta rica em fibras também ajudam.
Além das mudanças na alimentação, alguns hábitos fazem diferença. O jeito como você dorme, por exemplo: durma com a cabeceira da cama elevada e virado para o lado esquerdo - essa posição evita que o ácido gástrico volte para o esôfago, causando a sensação de queimação. Pratique atividade física regularmente (mas evitando exercícios excessivos) e, se for o caso, pare de fumar.
Quando a azia aparece esporadicamente, ela pode estar relacionada a algum alimento. Mas, se a queimação persistir, é bom procurar um médico para avaliar a causa do problema.
Tem alguma dúvida sobre saúde, bem-estar, exercício físico ou nutrição? Escreva para ana.lourenco@estadao.com ou para o Instagram @bemestarestadao