1 evento ao vivo

Confira a lista de treinos ao vivo e dicas esportivas durante a quarentena

Em lives nas redes sociais, milhares de internautas costumam acompanhar a rotina de atletas, famosos e profissionais de educação física para fazer exercícios com ajudas online

28 mar 2020
07h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Durante o período de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas seguem tentando manter a rotina de treinamentos em casa. Sem poder sair para praticar algumas das principais atividades físicas ao ar livre, o jeito é apostar na improvisação e se exercitar com ajudas online. Em lives nas redes sociais, milhares de internautas costumam acompanhar a rotina de atletas, famosos e profissionais de educação física para fazer exercícios sem equipamentos.

"O treinamento em casa é de grande importância em tempos de isolamento social e quarentena. Mantém o corpo em atividade, melhora o gasto calórico, ocupa o tempo e deixa a mente das pessoas um pouco menos voltada aos problemas da pandemia, diminuindo um pouco sintomas de ansiedade e depressão decorrentes do confinamento", explica o médico do esporte Diogo Vilar.

Diogo também conta que o fechamento das academias resultou em um número muito grande de pessoas buscando treinamentos onlines para fazer em casa. No entanto, é importante seguir algumas regras. "Procure perfis que sejam realmente de profissionais de educação física com experiência em treinamento, tente manter ao máximo hidratação e alimentação adequadas, siga e faça treinos compatíveis com o seu condicionamento físico e, mesmo tendo todo tempo do mundo, tente dar pelo menos dois dias de descanso na semana se os seus treinos forem de alta intensidade".

O Estado listou alguns perfis para você acompanhar durante a quarentena:

Michael Lorenzen - @mlorenzen21

Michael Lorenzen, jogador de beisebol do Cincinnati Reds, está usando a sua conta no Instagram para fazer lives toda terça, quinta e sábado. "Com os tempos difíceis que estamos enfrentando, quero poder aproveitar esta oportunidade para me conectar e crescer com meus fãs que considero familiares. Nas terças e quintas-feiras, vou realizar um treino em casa de 15 minutos, onde não é necessário nenhum equipamento. Aos sábados, técnicas de recuperação, movimento ou condicionamento físico".

Amanda Bisk - @amandabisk

Amanda Bisk, ex-atleta do salto com vara, usa a sua conta no Instagram com mais de 720 mil seguidores para exibir exercícios e aulas de ioga.

15min AT HOME CARDIO (no impact variations!) All you need is a bit of space...this quick workout is Day 8 of my free 14-DAY FITNESS LOCKDOWN CHALLENGE on my YouTube channel! (+ also on my #freshbodyfitmind app ) Workout with me in real time while I give you technique tips and motivation along the way (yes, I'm sweating it out WITH you, trying to talk at the same time ) CIRCUIT 1 > using exercise 1-4 > 30sec of each exercise, repeat circuit twice (4min total) ??HIGH KNEES (or no impact option: MARCH) ??PLANK KNEE TO ELBOW ??SUMO SQUAT PULSE ??BEAR TO DOWNDOG CIRCUIT 2 > using exercise 5-8 > 30sec of each exercise, repeat circuit twice (4min total) ??PLANK JUMP OUTS (no impact option: STEP OUTS) ??CRAB WALK JUMP (no impact option: RISE ON TOES) ??ELBOW PLANK SPIDERMAN ??RUSSIONS (no impact option: HELL TOUCH MARCH) . The final 4min Circuit is only available on my YouTube! Day 8 will be live in the next few hours!!...remember all 14 at-home workout (+yoga) classes are FREEEEE!! #followalongworkout #athomeworkout #noimpactworkout ab??x . Music: I Love It (SICK INDIVIDUALS Remix)- Icona Pop

Uma publicação compartilhada por Amanda Bisk (@amandabisk) em

Rafa Lund - @rafalund

O treinador físico de celebridades Rafa Lund está compartilhando os treinamentos de famosos como Juliana Paes, Deborah Secco e Flavia Alessandra no Instagram. Alguns métodos são exibidos em lives e outros treinos estão disponíveis no IGTV de sua conta.

Texto adaptado de Martin Buchheit. ? Períodos de treinamento reduzido ou interrupção do treinamento levam naturalmente à diminuição da aptidão física. Essa redução é inversamente proporcional à carga de treinamento acumulada antes do período de treinamento reduzido. Utilizando um jargão mais técnico, quanto maior a carga crônica de treinamento antes da interrupção do treinamento, menor a perda de condicionamento físico. ? Curiosamente, no entanto, uma redução na carga de treinamento em duas semanas geralmente é benéfica quando permite que a fadiga crônica se dissipe e o desempenho retorne (2). Este fenômeno é usado por todos os atletas e treinadores para maximizar a estratégia conhecida como "Tapering". ? Após 2 semanas de atividade reduzida, é provável que ocorra uma diminuição no desempenho, o que sugere uma programação específica de treinamento. ? Sessões curtas de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) parecem ser a maneira mais simples e eficiente em termos de tempo para manter a forma física durante os períodos de atividade reduzida. Apenas algumas sessões de HIIT são suficientes para combater o efeito de períodos de treinamento reduzido. ? Tradicionalmente, o HIIT é realizado em ergômetros ou correndo e pedalando em ambientes externos. No entanto, pode ser realizado facilmente utilizando exercícios simples de peso corporal, como pular corda ou movimentos estacionários (agachamentos, burpees, flexões de braço, saltos, etc.). ? Essas variações do HIIT utilizando exercícios de peso corporal requerem mais familiarização e provavelmente são mais exigentes no sistema neuromuscular, mas também podem ser extremamente eficazes para capacidade cardiorrespiratória (deslize para ver a imagem 2). ? Em resumo, quando seu programa de treinamento esbarrar em circunstâncias inesperadas que impedem a conclusão conforme planejado originalmente (como essa quarentena em função do Corona), lembre-se de que as sessões de HIIT, quando prescritas e executadas adequadamente, podem ajudar a reduzir a perda potencial de condicionamento e desempenho, mesmo em casa.

Uma publicação compartilhada por Rafa Lund (@rafalund) em

Chico Salgado - @chico_salgado

Professor de educação física, Chico Salgado é outro profissional que atende celebridades. Durante a quarentena, ele faz lives diárias com Bruna Marquezine, Grazi Massafera, Aline Riscado e Larissa Manoela, entre outros famosos.

Veja também:

Coronavírus: A imagem de Bolsonaro na imprensa internacional
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade