PUBLICIDADE

Coronavírus

Com evidências de que o tabagismo agrava sintomas da COVID-19, pacientes buscam apoio para deixar o cigarro

Programa de Combate ao tabagismo da Amil atendeu mais de 1.600 beneficiários nos últimos dois anos. Dia Mundial Sem Tabaco (31/5) alerta para os riscos do tabagismo, responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS

2 jun 2021 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários

Além das doenças já conhecidas devido ao tabagismo, uma pesquisa realizada recentemente pelo Imperial College de Londres com 2,4 milhões de pessoas mostrou que fumantes apresentaram 14% mais risco de infecção pela COVID-19 e 50% mais chances de desenvolver sintomas mais graves da doença. A maior vulnerabilidade dos fumantes à COVID-19 foi confirmada também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atentos para essa realidade, muitas pessoas passaram a buscar ajuda para parar de fumar durante a pandemia.

Foto: DINO / DINO

Na operadora de planos de saúde Amil, pessoas que querem parar de fumar contam com a ajuda de um grupo multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Nos últimos 2 anos, o programa já atendeu mais de 1.670 pessoas. Para não interromper o atendimento durante a pandemia, a Amil apostou no modelo remoto para suporte aos participantes do programa de combate ao tabagismo.

"Uma enfermeira liga para o paciente para avaliar seu grau de motivação, dar dicas para resistir ao desejo de fumar, estimular que o paciente seja o seu próprio agente de mudança e aconselhar sobre como prevenir recaídas. Também identifica se é necessária alguma ação específica da coordenação do cuidado, como agendamento de consulta via telemedicina ou apoio do psicólogo, nutricional, dentre outros", explica a coordenadora do programa de combate ao tabagismo da Amil, a psicóloga Nathalia Pereira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desse total, em torno de 7 milhões de mortes são resultado do hábito de fumar e 1,2 milhão é composto por um grupo de não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro. 

Website: http://www.amil.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade