PUBLICIDADE

Coronavírus

Brexit sem acordo teria efeito mais duradouro no Reino Unido do que Covid, diz presidente do BC britânico

23 nov 2020 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do banco central britânico, Andrew Bailey, disse nesta segunda-feira que um Brexit sem acordo causaria danos de maior prazo à economia britânica do que a pandemia de Covid-19, e o impacto da transição poderá ser sentido por décadas.

Presidente do banco central britânico, Andrew Bailey. Tolga Akmen/Pool via REUTERS
Presidente do banco central britânico, Andrew Bailey. Tolga Akmen/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"Bem, acho que os efeitos de longo prazo ... seriam maiores do que os efeitos de longo prazo da Covid", disse Bailey quando questionado por um parlamentar sobre as consequências para a economia se o Reino Unido e a União Europeia não conseguirem um acordo comercial pós-Brexit.

Londres e Bruxelas permanecem travadas em negociações antes do prazo final de transição do Brexit, em 31 de dezembro.

Bailey disse que estava "mais próximo de otimista" sobre o impacto da Covid, pensando além de seu choque de curto prazo que o banco acredita que causará uma contração recorde de 11% na economia britânica este ano.

"Leva um período de tempo muito mais longo para que o que chamo de lado real da economia se ajuste à mudança na abertura e à mudança no perfil do comércio", disse ele ao Comitê do Tesouro do Parlamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade