PUBLICIDADE

Conheça o médico que deixou as férias para atender Bolsonaro

Antônio Luiz Macedo ficou conhecido após operar o presidente em consequência de um ataque com faca em 2018

4 jan 2022 - 12h12
(atualizado em 5/1/2022 às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O médico Antônio Luiz Macedo ao lado de Jair Bolsonaro
O médico Antônio Luiz Macedo ao lado de Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo foi essencial para a decisão de não submeter o presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma nova cirurgia. Internado desde segunda-feira, 3, com uma obstrução intestinal, o chefe do Executivo informou, em suas redes sociais, a possibilidade de um procedimento cirúrgico para o seu caso.

"Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada (06/set/18) e 4 grandes cirurgias. Dr. Macedo, em viagem, chega às 15h de hoje", escreveu.

O Dr. Macedo em questão é conhecido do presidente - e também da mídia - desde 2018, ano em que Jair Bolsonaro sofreu um ataque com faca durante campanha eleitoral. Desde então, ele acompanha o presidente como seu médico.

Por estar ciente do histórico médico de Bolsonaro, Macedo foi solicitado com urgência quando Bolsonaro deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O médico, porém, estava aproveitando as férias nas Bahamas, no Caribe, e precisou abandonar o período de descanso e voltar às pressas para o Brasil.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um orçamento de voo fretado das Bahamas para São Paulo, com duas empresas diferentes, custaria entre R$ 340 mil e R$ 680 mil. O hospital não rendeu aos questionamentos do jornal sobre se o governo federal pagaria pelo voo.

Chegada aguardada

A chegada de Macedo ao Brasil foi destaque no noticiário. Segundo o Estadão, Macedo desembarcou nesta terça-feira, 4, no Aeroporto de Guarulhos, na capital paulista, por volta das 5h30 e se dirigiu diretamente ao hospital. Em entrevista anterior ao Estadão/Broadcast Político, o médico informou que os próximos passos do tratamento só serão tomados após ter acesso a resultados detalhados do presidente.

"A decisão se (Bolsonaro) vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião. Não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso", afirmou.

Ainda na manhã de terça, Macedo descartou a possibilidade de cirurgia no boletim médico assinado por ele e sua equipe.

Superação

Antônio Luiz Macedo é um dos principais cirurgiões gastrointestinais do País. Nascido em 1950 em São Paulo, ele é mestre em Cirurgia Geral e Gastrocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMUSP) e atualmente atua pela Rede D`Or São Luiz, em São Paulo, da qual o hospital Vila Nova Star faz parte.

A história de Macedo é de superação. Aos 13 anos, ele sofreu um acidente ao cair de um cavalo com o rosto no chão. O ferimento causou uma paralisia facial que poderia ter colocado seu sonho de tornar um cirurgião em risco. Em entrevista para a revista Veja, Macedo revelou que o médico que o atendeu desacreditou que ele poderia atuar nessa área devido às consequências desse acidente.

Macedo, porém, insistiu no sonho e, por ironia do destino, acabou tendo o mesmo homem que o desacreditou como paciente, anos depois, com um quadro de inflamação na vesícula.

“Tirei a vesícula dele. No dia seguinte, ele me olhou e perguntou: ‘O que aconteceu no seu rosto, menino?’. Eu relembrei a história a ele. Ele chorou igual a uma criança", lembrou na entrevista para a publicação. "Para mim, o não inexiste. Vou até o fim, sempre. Desisto só se me matarem’, acrescentou Macedo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade