Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira cinco mitos e verdades sobre carros elétricos

Mesmo há anos no mercado, carros elétricos ainda despertam dúvidas em muita gente; entenda os detalhes sobre funcionamento e características dos modelos movidos a bateria

15 abr 2025 - 20h05
Compartilhar
Exibir comentários

As vendas de carros elétricos ainda estão muito longe de alcançar os números registrados por modelos a combustão (e até dos híbridos), mas esse tipo de veículo já atua, praticamente, no mundo inteiro. E há algumas décadas. Seja como for, ainda tem gente que pensa que esses automóveis não podem entrar em contato com a água, ou mesmo que a manutenção é mais cara - quando é justamente o contrário, afinal, usam bem menos componentes do que motores que bebem combustível. Portanto, é hora de sanar dúvidas e, aqui, o Jornal do Carro separou uma lista com mitos e verdades sobre o tema.

Infraestrutura de recarga de carro elétrico ainda é precária no Brasil
Infraestrutura de recarga de carro elétrico ainda é precária no Brasil
Foto: Nilton Fukuda/Estadão / Estadão

A infraestrutura de recarga de carro elétrico é precária no Brasil

Verdade: O Brasil ainda tem infraestrutura de recarga para veículos elétricos bastante precária. No entanto, o País está em transformação. Para se ter ideia, em dezembro de 2022, o País contabilizava 2.955 pontos de recarga. Em agosto de 2023, pulou para 3.800. E o número deu um importante salto, fechando 2024 com total de 4.600 eletropostos em operação. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o país deve atingir a marca de 10 mil eletropostos em operação nos próximos dois anos.

Posto de recarga ultrarrápida da EDP para carros elétricos em Caraguatatuba (SP)
Posto de recarga ultrarrápida da EDP para carros elétricos em Caraguatatuba (SP)
Foto: Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt Divulgação / Estadão

Manutenção dos veículos elétricos é mais cara e complexa

Mito: Contrariando uma crença popular, os veículos elétricos não são mais caros nem mais complexos de se manter. Pelo contrário, estudos revelam que sua manutenção é cerca de 30% mais barata do que a de seus equivalentes a combustão. Isso se deve ao fato de que os carros elétricos possuem, em média, apenas 50 partes móveis - em comparação com as 350 encontradas nos veículos com motor a combustão.

Carros elétricos custam mais, mas compensam a longo prazo

Verdade: Embora inicialmente mais caros do que seus equivalentes movidos a combustão, os carros elétricos oferecem vantagens que podem compensar esse investimento a longo prazo. "Além das economias com combustível e manutenção, benefícios fiscais como isenções de impostos (em Estados que o pratiquem) sobre veículos e circulação podem reduzir significativamente os custos totais de propriedade", explica Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol Energia.

Carro elétrico não pode ser lavado

Mito: Em pleno ano de 2025, um mito que ainda ronda sobre os carros elétricos é que eles não podem ser lavados ou expostos à água sem risco de danos. No entanto, durante seu desenvolvimento, esses veículos são submetidos a testes rigorosos, incluindo simulações de lavagem e exposição à chuva, para garantir sua resistência à água. Assim, esse tipo de veículo pode ser lavado e utilizado em dias chuvosos, sem problemas, da mesma forma que os veículos convencionais. E cabe lembrar que nem mesmo o contato com a água salgada afeta o funcionamento do veículo elétrico.

Bateria pode ser recarregada até 100%

Verdade: Apesar de algumas crenças de que recarregar a bateria até 100% pode ser prejudicial, a verdade é que os carros elétricos podem, sim, ser recarregados completamente. Hoje em dia, muitos veículos limitam eletronicamente o carregamento entre 80% e 90% para preservar a vida útil da bateria. No entanto, isso não impede que o componente funcione com sua capacidade máxima, quando necessário, garantindo a eficiência e a durabilidade do sistema de energia.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade