PUBLICIDADE

Quando a chuva voltará forte ao Sul e ao Sudeste?

Próxima frente fria já tem data para chegar

2 mai 2017 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

Um grande aumento da nebulosidade ocorreu no início de maio no Sul e no Sudeste, mas choveu pouco. Mas a primeira frente fria do mês já tem data marcada.

Nos dois primeiros dias de maio muitas nuvens se espalharam sobre a Região Sul do Brasil, sobre São Paulo, Rio de Janeiro e sobre o centro-sul de Minas Gerais, mas pouca chuva foi observada. De forma geral, a chuva caiu em poucas áreas e com fraca intensidade. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o maior volume acumulado no período de 24h entre 9h do dia 1 e 9h do dia 2 de maio foi em Maringá, no norte do Paraná, com um total de 16,8 mm.

O aumento da nebulosidade foi provocado pelo deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera. Mas porque não choveu forte? Quando o Sul e o Sudeste terão chuva volumosa? Alguma frente fria à vista? Confira as respostas no vídeo.

Cavado e infiltração de umidade marítima

Um cavado é uma região na atmosfera onde há uma tendência de queda da pressão do ar e os ventos fazem o movimento horário, mas não conseguem atingir a circulação completa, com giro de 360 graus. O cavado facilita a formação da nebulosidade, mas nem sempre provoca chuva intensa.

Maio também começou com muitas nuvens e chuva leve em algumas áreas do leste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, mas por causa de uma forte infiltração de ar marítimo após a passagem de uma frente fria.

Foto: Climatempo

Como fica o tempo esta semana?

A passagem de outros cavados até o fim da semana aumenta a nebulosidade e provoca chuva sobre o Sul do Brasil. Mas a chuva mais volumosa deve ocorrer em poucas áreas do oeste dos estados.

Para a Região Sudeste, a previsão é de que o tempo seco predomine em praticamente toda a Região até o fim da semana. A maior possibilidade de chuva é para o estado de São Paulo.

A primeira frente fria de maio de 2017 pode provocar chuva forte no Sul no dia 7 de maio.

Foto: Climatempo

Muitas nuvens altas, que não provocam chuva,  foram observadas na região de Ipiranga (PR) em 2/5/17.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade