PUBLICIDADE

Frente fria aumenta umidade e leva chuva para MG e ES

Deslocamento do sistema muda o tempo e situação é de atenção no estado capixaba.

4 set 2018 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se desloca pelo litoral do Sudeste e consegue aumentar a umidade e levar um pouco de chuva para áreas do centro-leste de Minas Gerais. O sistema chega ainda hoje (4) também ao Espírito Santo e provoca pancadas de chuva, com risco de chuva forte no estado

Mais umidade e chance de chuva no leste de MG 

A umidade e a nebulosidade aumentaram sobre a Grande Belo Horizonte e a capital teve chuva na madrugada e no começo da manhã desta terça-feira. No decorrer do dia, já não deve chover, mas a temperatura diminuí. A tarde será amena, com a máxima em torno dos 25°C. 

A tendência é do aumento das nuvens por todo o sul de Minas e a Zona da Mata mineira, onde pode chover a qualquer hora. Também há condições para algumas pancadas de chuva até com raios sobre os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha, conforme o avanço da frente fria. "No Vale do Rio Doce, pode ocorrer uma chuva mais forte", afirma a meteorologista Fabiana Weykamp.

Todo o leste de Minas Gerais pode ter rajadas de vento moderadas, mas o maior impacto do vento é esperado para o litoral capixaba. 

Foto: Climatempo
 Imagem de satélite mostra as nuvens da frente fria sobre Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

ES em atenção para chuva forte 

 A nova frente fria avança hoje do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. A aproximação do sistema já provoca rajadas de vento moderadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou pela manhã, uma rajada de 45 km/h em Vila Velha e 43 km/h em Linhares. 

A terça-feira ainda tem sol e temperaturas elevadas e são esperadas mais rajadas de vento entre 40 a 60 km/h. A chuva no sul do Espírito Santo pode começar mais cedo, porém na região da Grande Vitória e no norte capixaba, as pancadas de chuva devem chegar a partir da tarde. 

"Entre hoje e amanhã (5), o Espírito Santo fica em atenção com a chegada da frente fria. Há condições para que possam ocorrer pancadas de chuva com raios de forte intensidade, inclusive na região metropolitana", avisa Weykamp. 

Foto: Climatempo
Foto: Marcos Umberto. Vitória/ES.

Tendência para quarta-feira 

A frente fria passa pelo litoral do Espírito Santo nesta quarta-feira (5) e segue em direção ao sul da Bahia. O Vale do Jequitinhonha ainda pode ter um pouco de chuva amanhã, mas nas outras áreas do leste de Minas Gerais, a chance de chuva e os ventos diminuem. Apenas o céu vai continuar cheio de nuvens e as temperaturas amenas, inclusive na Grande Belo Horizonte. 

O Espírito Santo pode esperar por chuva moderada a forte principalmente na madrugada e pela manhã, depois a chuva enfraquece. O tempo fica fechado o dia todo, com predomínio de céu nublado e uma queda expressivas nas temperaturas. Os ventos vão ser persistentes e com risco de rajadas moderadas a fortes.     

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade